A temporada iniciada em meio à pandemia da Covid-19 trouxe surpresas nas tabelas das grandes ligas europeias. Do desempenho irregular de gigantes até sequências impressionantes de times mais modestos, as zebras passearam e segue passeando nos gramados de países como Itália, Inglaterra e Espanha, onde está um dos principais azarões de 2020/21 até agora: a Real Sociedad. A equipe basca é líder do Campeonato Espanhol, com cinco vitórias em oito jogos – a última delas garantida com dois gols do brasileiro Willian José.

Há mais de quatro anos no time espanhol, o brasileiro se acostumou a ver o time estar na parte de cima da tabela, brigando por vagas em competições europeias. Mas nesta temporada acredita que a disputa pelas primeiras posições pode ser impulsionada pelos fatores intrínsecos à pandemia da Covid-19.

– Com tudo que aconteceu, acabou que houve um nivelamento maior. As equipes tiveram menos tempo de treinamento, as contratações foram menores e a sequência de jogos, com pouco tempo de descanso, também aumentou. Creio que tudo isso pode fazer com que exista um equilíbrio maior. Além disso, ao menos por enquanto, os estádios estão sem torcida e isso também deixa os jogos mais iguais – analisa o atacante.

Willian José de máscara e luvas: atacante crê que efeitos da pandemia têm deixado jogos mais iguais — Foto: Reprodução/Instagram

 

A liderança na oitava rodada, entretanto, não faz os bascos tirarem os pés do chão. A Real Sociedad tem 17 pontos, um a mais que o Real Madrid, que tem um jogo a menos na tabela, e sabe que brigar pelo título em meio a gigantes como Barcelona, Atlético e o time merengue é complicado. Por isso, o discurso é o padrão: cautela.

– Acho que temos que pensar passo a passo. Ainda é muito cedo, mas o que dá para dizer é que vejo um elenco qualificado para brigarmos pelas primeiras posições. Depois, conforme for afunilando e chegando nas rodadas finais, vamos saber pelo que vamos brigar. Mas existe uma confiança, sim, em poder disputar as primeiras posições – afirma o brasileiro.
Brasileiro em ação com a Real Sociedad — Foto: Getty Images

Willian pontuou que a preparação também foi mais curta para o time basco, mas que a chegada de reforços ajudou o time para 2020/21. A principal contratação foi a do meia David Silva, que deixou o Manchester City depois de 10 anos para ser o grande maestro da equipe. E vem facilitando a vida dos atacantes, como o brasileiro.

– É um grande jogador, com uma história espetacular no futebol. Chegou para nos ajudar e elevar o nível da nossa equipe, assim como outros reforços que vieram, e isso é o mais importante. Para nós ali da frente é um meia diferente, que procura sempre nos deixar em situação clara de finalizar – diz.

O atacante de 28 anos marcou na goleada sobre o Celta de Vigo, no último domingo, os dois primeiros gols na temporada e vem vivendo uma semana especial, com a Real Sociedad como time a ser superado neste momento na liga. Ele garante não ter sentido a pressão com o jejum nos primeiros jogos e disse ter suas metas de gols, mas prefere mantê-las para si.

– É algo que acabo deixando guardado para mim, até para não criar uma pressão externa. Mas é importante sempre criar objetivos para existir ainda mais motivação. Tenho também objetivos coletivos, de buscar algo grande com a Real Sociedad e vamos em busca deles – conclui o jogador, que apontou que é necessário fazer um bom trabalho no clube para chegar à seleção brasileira, sem que isso se torne um peso – destaca o atleta, que agora soma 51 gols em cinco temporadas na liga espanhola, sendo o quarto maior artilheiro estrangeiro da Real Sociedad.

Fonte: Globoesporte.com