Promessa no Palmeiras e realidade no Bragantino, Artur terá neste domingo a oportunidade de enfrentar pela primeira vez seu ex-clube, em duelo no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Revelado na base do Verdão, Artur não participou do encontro entre as duas equipes no Campeonato Paulista deste ano. Lesionado na época, ele foi desfalque na vitória por 2 a 1 do Bragantino, pela primeira fase do torneio estadual.

Expectativa, poucas chances e milhões para o Palmeiras

Artur estreou no profissional na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2016, no jogo seguinte à confirmação do título nacional. O atacante entrou no segundo tempo da vitória palmeirense por 2 a 1 contra o Vitória, em Salvador.

Depois de ser emprestado ao Londrina em 2017, ele retornou ao Palmeiras e foi reintegrado ao elenco. No início de 2018, o atleta vinha recebendo elogios do técnico Roger Machado pelo desempenho nos treinamentos, mas uma lesão no tornozelo direito o fez passar por uma cirurgia.

A primeira chance como titular foi no período de troca de comando do Verdão, em julho. Entre a saída de Roger Machado e a chegada de Felipão, o Palmeiras enfrentou e venceu o Paraná por 3 a 0, com Wesley Carvalho no banco.

A boa atuação naquele dia não rendeu grande sequência ao atacante. Meses depois, mais um problema médico atrapalhou sua trajetória: ele fraturou o braço durante um treinamento e precisou ser operado.

Fora dos planos de Scolari, Artur foi emprestado ao Bahia em 2019. No fim do ano, com expectativa de ser aproveitado novamente no elenco palmeirense, o clube decidiu optar pela oferta do Bragantino (o Verdão, dono de 70% dos direitos econômicos, o vendeu por R$ 25 milhões).

A negociação foi registrada em dezembro e foi fundamental para os palmeirenses fecharem a temporada sem prejuízo. O balanço do ano passado teve superávit de R$ 1,7 milhão.

Criticado pelo pouco uso da base nos últimos anos, o Verdão deu mais espaço aos jovens formados pelo clube em 2020 e tem tido destaque com Gabriel Menino, Patrick de Paula e Gabriel Veron, todos relacionados para a partida deste domingo.

Melhor do Paulistão pelo Bragantino

O início não foi dos mais tranquilos para Artur no Bragantino. Isso porque o atacante sofreu uma lesão no púbis em sua segunda partida pelo clube. No retorno, porém, ele se tornou titular absoluto e não demorou para mostrar que poderia fazer valer o alto investimento.

Em 2020, atacante tem 19 jogos pela equipe, com três gols e quatro assistências. No Paulistão, foi destaque usando suas principais características: velocidade e drible. Mesmo com a eliminação na semifinal, foi eleito o melhor jogador do campeonato.

Artur comemora gol do Bragantino contra o São Paulo — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

No Brasileirão, Artur ainda não conseguiu repetir as boas atuações da primeira parte da temporada. Titular em todos os jogos, deu uma assistência até agora.

Após a saída de Felipe Conceição, demitido, o Bragantino foi comandado interinamente por Marcinho no empate com o Athletico, em partida com boa atuação de Artur. O jogo contra o Palmeiras será a estreia de Maurício Barbieri como técnico do clube, que entra na rodada na zona de rebaixamento do campeonato.

Fonte: Globoesporte.com