Um dos destaques do Botafogo na temporada, e com dois gols nos últimos dois jogos, Tchê Tchê completou 50 jogos com a camisa alvinegra cerca de um ano após a sua estreia. O volante, que se tornou um dos pilares do elenco comandado por Luís Castro, exaltou o trabalho do grupo e projetou um 2023 com pelo menos um título do Glorioso.

Tchê Tchê fez sua estreia pelo Botafogo no dia 20/4/2022, em partida pela primeira fase da Copa do Brasil, contra o Ceilândia. Deste então, foram outros quatro jogos pela competição, além de 31 pelo Brasileirão, 11 pelo Campeonato Carioca, dois pela atual edição da Sul-Americana e um amistoso, contra o Crystal Palace (ING), em excursão do Alvinegro. Ao O Dia, ele destacou sua evolução pelo Alvinegro neste período.

“Foi algo natural, uma evolução gradativa, bastante trabalho no dia a dia e extra em casa também. Este, claro, com o aval dos profissionais do Botafogo e juntamente com os que contratei à parte”, disse.

Nos últimos compromissos do Botafogo, Luís Castro tem rodado peças no meio-campo e conta com a ascensão de Danilo Barbosa, também volante, que ganhou vaga na equipe titular. Tchê Tchê, no entanto, saiu do banco de reservas nas duas oportunidades, contribuiu com gols diante de César Vallejo (PER) e Bahia, e vê a disputa por posição como algo natural. O camisa seis também destacou o trabalho do técnico português para que o Alvinegro esteja performando em alto nível.

“Feliz pelos gols, por ajudar e por termos conseguido as vitórias. Vejo como uma disputa sadia, com respeito e sempre o que não está entre os 11 fica torcendo para o escolhido, para o time e preparado se houver a oportunidade de jogar”, iniciou.

“É um treinador que já conhece bem o clube e o elenco. Estamos em um grande clube, a nossa cobrança é para uma evolução diária e para estarmos no mais alto nível de exibição em todas as competições”, completou.

Calendário cheio 

Até o fim do mês de maio, o Botafogo terá nove compromissos entre Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana, e isso tem ligado o alerta na comissão técnica para que o elenco não seja prejudicado com a quantidade de jogos, aumentando as chances de rodagem na equipe titular. Para o jogador, o Glorioso está bem preparado.

“Temos um elenco grande e um grupo de profissionais competentes e atentos aos números, ao cansaço e à fadiga, com dados baseados nas cargas de treinos e jogos para definir quem está em melhores condições de atuar. Com isso, é possível manter um bom nível nas competições e na longa temporada.”

Reforçado para 2023, o Botafogo começou mal com sua campanha no Campeonato Carioca, mas dá sinais de evolução no início da temporada nacional e em seus compromissos pela fase de grupos da Sul-Americana. No segundo ano de projeto da SAF comandada pro John Textor, Tchê Tchê já quer seu time tendo condições de encarar quaisquer adversários.

“O meu desejo é que possamos conquistar algum título. Como grupo, sermos fortes e coesos durante toda a temporada, brigando de igual para igual com todos nas competições.” O Botafogo volta a campo na noite desta quinta-feira (27), às 19h30, contra o Ypiranga-RS, no Estádio Nilton Santos, pela terceira fase da Copa do Brasil. O Glorioso pode perder por até um gol de diferença para avançar às oitavas de final da competição, já que venceu o jogo de ida por 2 a 0, com dois gols de Eduardo.

Fonte: O Dia