O atacante Fernando retornou ao Shakhtar Donetsk em janeiro e pôde comemorar nesta quarta-feira (4) mais uma vitória com a camisa do clube. Totalmente recuperado de lesão, ele entrou no segundo tempo do triunfo sobre o Dnipro-1, por 4 a 1, pelo Campeonato Ucraniano, e vai construindo uma nova sequência pela equipe. Fernando reestreou oficialmente pelo Shakhtar no último domingo (1), em duelo contra o Vorskla Poltova, também pela competição nacional – após ter boa sequência de atuações nos amistosos do time na intertemporada. Na última quinta-feira (27), o atacante já tinha sido relacionado para o embate contra o Benfica, pela Liga Europa, em que os ucranianos saíram classificados às oitavas de final.

“Fico muito contente em estar totalmente recuperado e poder voltar a atuar. Tive uma boa adaptação aqui na Ucrânia desde o início da minha trajetória, fazendo boas partidas no meu primeiro ano pelo Shakhtar e já conquistando títulos. Espero poder ajudar novamente e somar ainda mais conquistas”, afirmou o atacante, que fez 22 partidas, marcando dois gols e somando uma assistência na sua primeira temporada na Ucrânia.

Fernando foi contratado pelo Sporting (POR), por empréstimo, em agosto de 2019, mas em decorrência de problemas físicos pouco atuou pela equipe portuguesa. De volta ao Shakhtar, clube que chegou em 2018, após ser comprado junto ao Palmeiras, o atacante esperar retomar a boa fase e ampliar a galeria de troféus. Na temporada 2018/19, o time fez a “dobradinha” nacional, conquistando a Liga e a Copa Ucraniana.

Na atual, o Shakhtar Donetsk lidera o Ucraniano, com 13 pontos de vantagem para o Zorya Luhansk, segundo colocado. Além da boa fase em território local, a equipe está nas oitavas de final da Liga Europa e enfrenta agora o Wolfsburg (ALE).

“A Liga Europa é uma competição extremamente difícil. Esperamos mais um confronto duro na próxima fase, contra um rival da Bundesliga, mas estamos nos preparando muito bem, com muito foco desde a intertemporada, para poder voltar a fazer uma grande campanha em competição europeia”, disse Fernando, que disputou a Liga dos Campeões na temporada 2018/19.

O atleta fez parte do ciclo de convocações da Seleção Brasileira para o Sul-Americano Sub-20 de 2019, mas não disputou a competição por motivo de lesão. Aos 21 anos recém-completados, Fernando tem idade para a disputa dos Jogos Olímpicos 2020.