Na Europa há sete anos, Willian José superou o futebol brasileiro após algumas limitações e se firmou fora dele, hoje no Real Sociedad, da Espanha. Após não conseguir o sucesso que almejava em clubes como São Paulo, onde foi revelado, Santos e Grêmio, o centroavante deu a volta por cima e hoje alcança números que apenas Messi, Suárez e Aspa conseguiram.

São quatro temporadas marcando mais de dez gols na La Liga. Em 2018 e 2019, por exemplo, foram 11. Em contato com o UOL Esporte, o brasileiro comemorou a boa fase e contou sobre o sentimento de estar no mesmo patamar dos craques.

“Fiquei muito contente por saber disso, no dia que a La Liga divulgou essa estatística na última temporada. São atletas de grande destaque, com histórico alto de gols, e é uma enorme satisfação estar ao lado deles. Na última temporada pude novamente fazer mais de dez gols e também com uma sequência sem lesões, ficando fora só de uma partida da Liga, o que também é muito importante. Tudo isso é fruto de muito trabalho e da ajuda dos meus companheiros”, disse.

Aos 28 anos, o atacante tem contrato com o time espanhol até 2024. Com uma carreira sólida no exterior, por enquanto, não pensa em retornar ao futebol brasileiro.

“Não é algo que fico pensando muito. Penso sempre no momento, e hoje tenho contrato longo, até 2024. Então, não é algo que posso imaginar, seja de volta ao Brasil ou saída da Real Sociedad. O que posso dizer é que estou muito feliz aqui, iniciando minha quinta temporada seguida e motivado demais para buscarmos coisas grandes”, explica.

TOP 4 do Campeonato Espanhol

No último domingo, William marcou dois gols na vitória por 4 a 1 sobre o Celta de Vigo e entrou para o top 4 de maiores goleadores estrangeiros da Real Sociedad na história de La Liga, com 58 gols. O brasileiro está atrás somente do mexicano Vela, com 73, do bósnio Kodro, com 81 e do sérvio Kovacevic, com 107.

Feliz pela novidade, o jogador ressalta a dificuldade dos brasileiros em fazer carreira fora e afirma: “motivo de satisfação”.

“Fico muito feliz e me motiva a seguir crescendo. Sabemos o quanto é difícil sair do Brasil e vir para Europa. Já são cinco temporadas na Real Sociedad e mais três antes. Não é fácil fazer carreira aqui, então quando a gente escreve história assim é motivo de ainda mais satisfação”, conta.

Amarelinha

Convocado por Tite em 2018 para amistosos contra Rússia e Alemanha, às vésperas da Copa do Mundo, Willian bateu na trave para usar oficialmente a amarelinha, mas não entrou em campo. Na época, o técnico explicou que sua altura e o bom cabeceio fariam a diferença na seleção.

William, que já havia vestido a camisa nas seleções de base, hoje não se cobra para atingir tal objetivo. Acredita que ser convocado é consequência do bom trabalho individual em seu clube. Inclusive se vê mais maduro e evoluído com as vivências do futebol europeu.

“Chegar à seleção brasileira, na base e na principal, é um sonho de todo jogador. Comigo não foi diferente e pude realizar. Trabalho forte no dia a dia para fazer o melhor no meu clube e ter uma oportunidade é consequência disso. Não é algo que fico me cobrando, pois acontece naturalmente diante do momento”, explica.

“A vida aqui é bem diferente da do Brasil e com certeza amadureci muito nesses anos. Tanto como pessoa como profissional, pude evoluir muito. Vivi vários tipos de situações, e tudo serviu de aprendizado. Mas sempre valorizando as origens e de onde viemos, pois é lá que fazemos a nossa base”, acrescenta,

Coronavírus

Por ter sido diagnosticado com coronavírus, William foi afastado do campo e perdeu alguns jogos no início da temporada. Enquanto esteve fora, o camisa 9 viu um time encaixado e disposto a brigar com os adversários maiores, como o Real Madrid.

Para continuar em alta, o jogador afirma que sempre está preocupado em melhorar algumas de suas características, como a finalização pelo alto, a marcação e o chute.

“Ainda estamos em começo de temporada, acabei perdendo alguns jogos no início, mas o que dá para ver é que estamos com uma equipe muito boa e um elenco muito qualificado. Vejo que podemos brigar de igual para igual com os grandes e também fazer uma boa campanha na Liga Europa. Eu procuro sempre evoluir, acho que o jogador não pode acomodar e sempre pode melhorar. Seja na finalização pelo alto, no chute, na marcação… É isso que procuro fazer no dia a dia para ter melhores resultados individuais e coletivo”, concluiu.

Neste domingo (15), o La Real volta a ir a campo contra o Granada, às 12h15, no estádio Anoeta, pela nona rodada do campeonato. O time está na liderança da La Liga, com 20 pontos, dois a mais que o segundo colocado, Villareal. Vale lembrar que o time de Imanol Alguacil tem um jogo a mais do que alguns rivais, mas no que depender de Willian, a liderança seguirá intacta.

Fonte: UOL