Nos últimos quatro anos, apenas quatro jogadores conseguiram marcar mais de dez gols por temporada no Campeonato Espanhol. Considerando que o primeiro da lista, obviamente, se chama Lionel Messi, estar entre os outros três nesse clube da regularidade é, de certa forma, estar no pódio entre os “mortais”.

Willian José Real Sociedad — Foto: Reprodução / Facebook

É nele que se encontra o brasileiro Willian José, autor de 11 gols pela Real Sociedad no último Espanhol, encerrado no fim de semana. Junto com ele, também estão o espanhol Iago Aspas (14 gols pelo Celta de Vigo), o uruguaio Luís Suárez (16 pelo Barcelona) e o argentino Messi, novamente artilheiro do campeonato, com 25 gols pelo Barça.

– Fiquei muito contente por saber disso, vi que até a La Liga divulgou essa estatística nas redes sociais. São atletas de grande destaque, com histórico de gols, e é uma enorme satisfação estar ao lado deles, em um feito tão legal em uma liga – afirmou Willian José, em entrevista ao ge.

Homem de área da Real Sociedad desde 2016, o atacante que se destacou no Brasil com a camisa do São Paulo mantém uma boa média na Espanha, especialmente para quem joga em um time que não costuma disputar as primeiras posições. Foram 12 gols na temporada de estreia pelo clube basco, sexto colocado no Espanhol 2016/17; 15 gols e a 12ª colocação em 2017/18; e mais 11 gols na temporada 2018/19, quando o time terminou em nono lugar.

– Eu costumo traçar metas, mas é algo que fica mais para mim mesmo, para me motivar. Não gosto de falar publicamente, até porque começa a criar uma cobrança desnecessária. Nesta temporada, pude novamente fazer mais de dez gols e graças a Deus também tive uma sequência sem lesões, ficando fora só de uma partida da liga, o que também é muito importante para qualquer atleta – completou.

O sexto lugar no último Espanhol valeu à Real Sociedad o retorno à Liga Europa após duas temporadas ausente de competições internacionais. Mas a grande comemoração, para a torcida, ainda está por vir.

A Real Sociedad aguarda a definição da data da final histórica da Copa do Rei contra o grande rival Athletic Bilbao. Marcada originalmente para 18 de abril, em Sevilha, e adiada pela pandemia de Covid-19, a decisão entre os dois times bascos ainda não tem previsão porque os dois finalistas preferem jogar apenas quando for possível ter suas torcidas novamente na arquibancada.

– A expectativa é grande, mas tivemos toda essa situação da pandemia que atrapalhou. Por ser uma final, o pensamento é de tentar esperar, ver a possibilidade de jogarmos com torcida, mas também é impossível saber no momento. Não é algo que cabe muito a nós, jogadores, mas sim aos dirigentes e à organização. Esperamos que possam resolver o quanto antes para termos uma ideia de quando acontecerá – comentou o camisa 9 brasileiro.

Willian José Real Sociedad — Foto: Reprodução / Facebook

Convocado por Tite para os amistosos da seleção brasileira contra Rússia e Alemanha, em março de 2018, Willian José mantém a esperança de voltar a ser lembrado quando as eliminatórias para a Copa do Catar-2022 tiver início.

– Não é algo que fico me cobrando e fico na cabeça, pois pode me atrapalhar. Procuro fazer o meu melhor no meu clube para, então, eventualmente ser lembrado. É também um objetivo, pois todo jogador sonha em vestir a camisa do Brasil, ainda mais quem já vestiu e sabe o quanto é motivo de orgulho e satisfação. Vou seguir fazendo meu melhor para, quem sabe, voltar a ser chamado um dia.

Fonte: Globoesporte.com