Com gol em vitória por 3 a 1 sobre o Vissel Kobe na última rodada do Campeonato Japonês, o meia-atacante Élber foi decisivo para o Yokohama Marinos conquistar a competição nacional.

Como é típico da J.League, o título foi decidido apenas na última rodada. Time mais regular em toda a temporada, o Yokohama F-Marinos perdeu as chances de ser campeão antecipado nas últimas três rodadas, mas ainda tinha uma enorme vantagem hoje, quando fechou a campanha fora de casa contra o Vissel Kobe. Com dois pontos e 11 gols de saldo a mais que o vice-líder Kawasaki Frontale, poderia comemorar o penta em caso de vitória, de empate ou até se perdesse e o Frontale não ganhasse. De qualquer forma, o Tricolore se impôs no Noevir Stadium e ganhou com autoridade por 3×1, apesar de alguns momentos de tensão.

O Vissel Kobe vivia um bom momento após uma arrancada que afastou o time da zona de descenso, mas o F-Marinos partiu para cima desde o início e colocou a bola na rede logo no sétimo minuto, com Anderson Lopes. Porém, após sete minutos de análise do VAR, o árbitro decidiu anular o lance porque Lopes chutou uma bola que já estava nas mãos do goleiro (sem falar na posição em impedimento de Mizunuma, que participou do lance). Pouco depois, o Kawasaki Frontale abriu o placar no Clássico do Rio Tama com Yasuto Wakizaka.

A situação logo ficou mais favorável ao Yokohama quando Élber aproveitou uma saída mal calculada do goleiro Yuya Tsuboi e, de cabeça, marcou por cobertura: 1×0. Enquanto isso, o Frontale teve o goleiro Jung Sung-ryong expulso por uma falta fora da área em Adailton e teria que se segurar com um homem a menos. O otimismo crescia na torcida do Marinos, até que, nos acréscimos antes do intervalo, pouco depois de Élber ter perdido uma chance clara de fazer o segundo, o Vissel, que pouco ameaçava, achou um gol na dobradinha dos ex-seleção japonesa: Gotoku Sakai cruzou e Yoshinori Muto marcou de cabeça: 1×1.

O segundo tempo começava ainda com tudo em aberto, mas não demorou até que Adailton empatasse para o FC Tokyo no Ajinomoto, enquanto no Noevir o Tricolore ficou à frente novamente, quando Kota Mizunuma cobrou falta, Tsuboi falhou de novo ao bater roupa (reforçando o fato de que ele é o terceiro goleiro e que essa é uma posição que o Vissel precisa se reforçar urgentemente para o próximo ano) e Takuma Nishimura aproveitou o rebote: 2×1. O Frontale não desistia e também passou à frente, com o brasileiro Marcinho, que chegou a 12 gols e igualou Akihiro Ienaga como artilheiro da equipe. Mas o que seria uma das viradas mais incríveis da história da J.League em caso de título do Golfinho não se concretizou.

Fonte: GE