O gol de falta marcado pelo goleiro Leandro, de 17 anos, pelo sub-20 do São Paulo, na última quinta-feira, em duelo contra a Penapolense, pelo Paulistão da categoria, agitou os torcedores do Tricolor. Será que um novo goleiro-artilheiro está surgindo?

Ainda é cedo para dizer se o jogador vai trilhar um caminho parecido com o de Rogério Ceni, ídolo, atual técnico do Tricolor e goleiro com mais gols na história do futebol (131 entre faltas e pênaltis), mas a precisão na batida colocou um holofote em Leandro.

– Estou imensamente feliz em poder marcar esse gol, especialmente em um jogo que precisávamos da vitória. Eu já vinha tentando há algumas partidas e venho treinando há bastante tempo, então é um momento maravilhoso na minha vida. É muita responsabilidade defender a camisa do São Paulo como goleiro, mais ainda ser cobrador de falta. Pela história gigante do clube, tendo o Rogério como exemplo – afirmou o garoto.

Leandro comemora gol do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Leandro comemora gol do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

O garoto é uma figura conhecida para quem acompanha a base do São Paulo. É considerado uma das grandes promessas de Cotia e já vem se destacando há pelo menos dois anos pelas defesas e explosão debaixo das traves.

Na última quinta, inclusive, fez duas ótimas defesas na vitória contra a Penapolense.

No São Paulo desde 2019, Leandro já participava de alguns jogos do time sub-17 mesmo com 15 anos. Aos 16, tornou-se um dos grandes nomes da equipe e começou a chamar a atenção pela sua envergadura e poder de decisão.

Pegador de pênaltis, ele se destacou em clássicos, defendendo cobranças contra Corinthians e Palmeiras em mata-matas. As boas atuações lhe renderam uma convocação para a seleção brasileira sub-17.

Desde o ano passado, Leandro é muito utilizado pelo técnico Alex no sub-20. Na última edição da Copinha, por exemplo, ele foi reserva na maior parte da campanha, mas recebeu algumas oportunidades e soube aproveitar. Nesta temporada se fixou na equipe após Young subir para os profissionais.

Sabendo da ascensão de Leandro, Rogério Ceni passou a observar o garoto e o convocou para treinos na equipe principal em março deste ano. O goleiro se saiu bem e foi inscrito no Campeonato Paulista em um momento que Jandrei estava fora por Covid.

Ele não jogou nenhuma partida, mas ficou no radar do treinador.

Leandro, do São Paulo, faz defesa incrível contra a Penapolense — Foto: Rubens Chiri

Leandro, do São Paulo, faz defesa incrível contra a Penapolense — Foto: Rubens Chiri

De volta ao sub-20 para as disputas do Paulistão e Brasileirão, Leandro começou a se arriscar nas cobranças de faltas durante os treinos. Inicialmente era algo na brincadeira, que começou a ficar mais séria e ele até recebeu dicas de Tiago Campagnaro, ex-goleiro de Corinthians, Vasco e Portuguesa, e atual gestor da carreira do jogador. Ele cobrava faltas e terminou a carreira com 18 gols.

– Ele falou para mim que estava treinando faltas e tendo um bom aproveitamento. Perguntei se ele tinha coragem para cobrar em um jogo e ele disse que sim. Falei que, se eu pudesse dar dicas, era ele se concentrar, respirar bem para abaixar a adrenalina do momento. E, se for pra errar, que ele errasse “para mais”. Sempre melhor evitar a barreira, para ir ajustando a altura. Se acertar a barreira, é mais complicado para voltar para o gol, pois pode eventualmente acontecer de sofrer um gol – afirmou Campagnaro.

As dicas surtiram efeito, e Leandro teve a coragem para pedir a bola logo aos dois minutos de jogo para cobrar a falta. A finalização passou rente à barreira, mas não deu chances para o goleiro adversário fazer a defesa.

Fonte: GE