27 de outubro. O aniversariante do dia era o goleiro Julio Cesar, do Red Bull Bragantino. Em uma rede social, jogadores do Massa Bruta publicavam fotos ao lado do arqueiro para parabenizá-lo. E praticamente todas tinham algo em comum: agradecimento ao atleta por conselhos, pelo exemplo.

Aos 37 anos, Julio Cesar é um dos líderes do jovem grupo do Bragantino. Com longa passagem pelo Corinthians, onde foi campeão brasileiro, da Libertadores e do Mundial, o goleiro também é um dos mais antigos no clube de Bragança Paulista.

Essa experiência ele coloca à disposição da equipe, que neste sábado, disputa pela primeira vez uma final internacional. O Bragantino encara o Athletico, às 17h (de Brasília), no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, pela decisão da Copa Sul-Americana.

Julio Cesar, goleiro do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Julio Cesar, goleiro do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Julio Cesar é reserva do Massa Bruta, mas exerce grande liderança no time. Nos dias que antecedem a decisão, ele tem mantido as conversas com os demais atletas e passado o que pode vir a ajudar os companheiros.

– É uma semana importante. A semana mais especial desde quando estou aqui. Todo mundo um pouco ansioso, o que é normal, mas todo mundo feliz. Estou feliz de estar vivendo novamente esse momento, vivenciando uma final – comentou.

Lucas Evangelista posta storie para parabenizar Julio Cesar — Foto: Reprodução/Instagram

Lucas Evangelista posta storie para parabenizar Julio Cesar — Foto: Reprodução/Instagram

– Os papos são bem leves, informais, nessas trocas de experiência. Conversamos, falamos o que vivemos. Na hora da final, a troca de experiência é sobre o que pode funcionar, mostrar o que viveu, como foi outro dia, outra final. Tento ajudar a todos da melhor forma – disse Julio Cesar.

Para a decisão contra o Athletico, o goleiro destaca a importância de ter o emocional equilibrado.

– Temos que ter a cabeça boa, controlar as emoções. Sabemos da qualidade do Athletico, mas temos que lembrar de tudo aquilo que a fez para chegar até aqui. (…) É um adversário dificílimo, muito preparado. Um pouco mais cascudo, um time que marca muito bem. Mas é um jogo de igual para igual mesmo. A gente tem chance – destacou.

Julio Cesar foi contratado em dezembro de 2017 pelo RB Brasil, até então o principal time da marca no país. Quando a Red Bull assumiu o controle do Bragantino, em 2019, Julio foi um dos jogadores que migraram para o Massa Bruta.

– Para quem vive o dia a dia, não é surpresa pela organização. A gente sabia que alguma coisa aconteceria uma hora ou outra. Fico feliz em participar disso. O Red Bull é um clube muito sério e que tem tudo para ter muito sucesso. Agora, é daqui para cima. Disputar grandes campeonato, brigar por mais títulos. É resultado da seriedade e do empenho de todos – destacou.

Júlio César foi campeão da Série B com o Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Júlio César foi campeão da Série B com o Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Convite quando pensava em parar

Antes de defender o Bragantino, Julio Cesar atuava pelo Santa Cruz. Na temporada de 2017, o time pernambucano terminou o Campeonato Brasileiro da Série B na 18ª colocação e foi rebaixado à terceira divisão nacional.

O momento ruim do clube, não apenas dentro de campo, desmotivou Julio Cesar.

– Foi um ano difícil, salários atrasados, muita turbulência. Eu não queria aquilo mais para a minha carreira. Foi um ano muito complicado, difícil mesmo. Pensei em parar – relembrou.

– Minha carreira estava em uma situação difícil. Até que chegou o convite do Red Bull. Parei para pensar, me apresentaram o projeto, todos que eu conhecia sempre me falavam bem daqui. Inicialmente, era só para jogar o Paulista. Aceitei de cara. Os cinco meses viraram seis, sete até agora. Sou muito grato pela oportunidade e muito feliz por ter feito essa escolha – acrescentou.

Julio Cesar em ação pelo Santa Cruz — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Julio Cesar em ação pelo Santa Cruz — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Quando a Red Bull assumiu o controle do Bragantino, o primeiro campeonato a ser disputado foi o Brasileiro da Série B. Julio Cesar foi o capitão da equipe no torneio e ergueu a taça de campeão. Como líder, ele se diz uma pessoa aberta às brincadeiras dos mais jovens, que gosta de conversar e, principalmente, passar mensagens por meio do exemplo.

Júlio César em treino do Bragantino na Argentina — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Júlio César em treino do Bragantino na Argentina — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Em 2020, o goleiro Cleiton chegou ao Bragantino vindo do Atlético-MG, mas Julio ainda continuou como titular no começo da temporada. Porém, no decorrer do ano, acabou virando opção no banco de reservas.

– O Cleiton é um grande goleiro. Merece muito sucesso pela qualidade, pela personalidade. Para mim, ele só tem características boas de um goleiro de sucesso. Eu trabalho para corresponder, ajudar o clube da melhor forma, seja em campo ou fora. Procuro ser um cara experiente no elenco, que pode ajudar os mais jovens, com conselhos bacanas. Quero jogar, é lógico, como todo mundo quer jogar. Mas tenho um respeito muito grande pelo Cleiton. É um menino que escuta, um cara do bem. Estamos sempre juntos. Um menino que tenho muito carinho mesmo – afirmou.

Planos fora de campo

Julio Cesar renovou recentemente o contrato com o Bragantino até dezembro de 2022. O novo vínculo mostra que o atleta ainda tem o desejo de continuar nos gramados e sente que tem condições de atuar em alto rendimento.

– Tenho mais um ano para jogar em alto nível. Não sei ainda, mas pode ser que seja o meu último ano. Estou já vendo alguma outra área, mas é uma coisa que vou deixar para frente. Não se vai ser muito mais para frente. Quero parar na hora certa – comentou.

Julio Cesar, goleiro do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Julio Cesar, goleiro do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Quando optar em encerrar a carreira como goleiro, Julio Cesar vê a continuidade em outra área no Bragantino como algo que gostaria. Em 2019, o zagueiro Anderson Marques se aposentou e seguiu no clube no ano seguinte em nova função. Esse pode ser o caminho de Julio.

–Estou me preparando. Estou fazendo o curso de gestão da CBF Academy, que acaba no meio do ano que vem. Estou vendo novos possibilidade, estou me preparando para, quando parar, já ter um caminho. A minha vontade é ter uma carreira aqui por toda a organização do clube, a forma como as coisas são feitas, de maneira correta, transparente – disse.

Fonte: Globoesporte.com