Com os dois gols marcados contra o Getafe, no último domingo, o atacante Willian José, do Betis, se isolou na décima posição na lista dos 10 maiores artilheiros brasileiros da história de LaLiga.

O jogador, que teve passagens por São PauloSantos e Grêmio, chegou a 56 gols e deixou para trás Julio Baptista e Edu, ambos com 54.

“Uma honra estar nesse top 10 de brasileiros, com jogadores que fizeram história em LaLiga e no futebol mundial. Pude ajudar o Betis em uma partida difícil e estou muito feliz por esse meu início. Vamos seguir trabalhando para melhorar ainda mais e fazer uma grande competição”, disse o jogador.

Willian José, que chegou à Espanha em 2013 para jogar pelo Real Castilla, passou pelo time principal do Real Madrid e também defendeu Zaragoza, Las Palmas e Real Sociedad. Na temporada passada, ele passou alguns meses emprestado ao Wolverhampton, da Inglaterra, antes de ir para o Betis.

Na equipe de Sevilha, ele marcou quatro gols em quatro partidas na atual temporada, em um total de 195 minutos em campo (média de 1 gol a cada 49 minutos). Agora, o jogador mira ultrapassar nomes badalados, como Neymar e Ronaldinho Gaúcho, na elite da Espanha.

Estão fora da lista brasileiros que defendem outras seleções, como Diego Costa. Veja os números dos principais concorrentes do atacante:

9 – Baltazar – 66 gols
Em seis temporadas na Espanha, o ídolo do Grêmio chegou ao Celta de Vigo em 1986, antes de se mudar para o Atlético de Madrid, em 1988. Pelo time colchonero, atingiu a marca de 35 gols na primeira temporada e sagrou-se artilheiro do Espanhol.

8 – Neymar – 68 gols
Principal craque do futebol brasileiro na última década, Neymar desembarcou em 2013 no Barcelona, onde viveu os melhores anos na Europa ao lado de Messi e Suárez. Em quatro temporadas, o brasileiro faturou inúmeros títulos antes de sair para o PSG (em 2017) como jogador mais caro de todos os tempos.

7 – Ronaldinho – 70 gols
Contratação que mudou a história do Barcelona, o camisa 10 foi o principal garçom do artilheiro Samuel Eto’o, mas fez gols importantes nos cinco anos que defendeu o time catalão. O destaque foi para temporada 2006-07, quando balançou as redes 21 vezes.

6 – Luís Fabiano – 72 gols
Após brilhar pelo São Paulo e defender o Porto, Luis Fabiano virou um dos principais nomes da história do Sevilla bicampeão da Europa League. Entre 2005 e 2011, o centroavante fez uma dupla inesquecível ao lado de Fred Kanouté.

5 – Evaristo de Macedo – 82 gols
Um dos brasileiros de maior sucesso na história do Campeonato Espanhol, que faturou quatro vezes, o atacante virou ídolo no Barcelona em cinco temporadas (de 1957 até 1962). Em seguida, foi para o Real Madrid, onde permaneceu mais dois anos antes de voltar ao Brasil.

4 – Bebeto – 86 gols
Em quatro anos no La Coruña, ele virou um dos grandes nomes do clube em todos os tempos e quase venceu o Espanhol. Na temporada 1992-93, o camisa 7 foi artilheiro de LaLiga, com 29 gols. Ele ainda teve uma rápida passagem pelo Sevilla em 1996, mas não balançou as redes.

3 – Rivaldo – 107 gols
Destaque do esquadrão do Palmeiras no anos 90 e da seleção brasileira, o camisa 10 chegou ao La Coruña em 1996. No ano seguinte, foi comprado pelo Barcelona, no qual viveu o auge da carreira. Em cinco temporadas, o brasileiro faturou duas vezes LaLiga e foi eleito o melhor jogador do mundo de 1999.

2 – Waldo – 115 gols
O ídolo do Fluminense chegou na temporada 1961-62 ao Valencia, clube que defendeu por nove anos. O atacante foi artilheiro máximo do Espanhol em 1966-1967, com 24 gols. Antes de se aposentar, o jogador defendeu o Hercules por um ano, mas sem tanto brilho.

1 – Ronaldo Fenômeno – 117 gols
Contratado pelo Barcelona em 1996, o atacante foi artilheiro de LaLiga e recebeu o primeiro prêmio de melhor jogador do mundo. Vendido para a Inter de Milão no ano seguinte, o Fenômeno ainda voltou à Espanha e defendeu o Real Madrid por quatro temporadas e meia, depois de ser artilheiro e campeão da Copa do Mundo de 2002. Com a camisa merengue, Ronaldo foi o goleador máximo do Espanhol na temporada 2003-04.

Fonte: ESPN