Um dos grandes destaques das categorias de base do Palmeiras, o atacante Daniel já balançou as redes dez vezes na temporada pelo Sub-17 do Verdão, tendo média de um gol a cada 50 minutos dentro de campo. Com isso, alcançou a vice-liderança na artilharia da categoria, atrás apenas do meia Kauan Santos, com 11 tentos, mas com praticamente o dobro de minutos do centroavante.

Somando gols e assistências, ninguém entre todos os atletas que atuaram em 2021 pelas categorias de formação do clube alviverde precisa de tão pouco tempo em campo para participar diretamente de um tento como Daniel, que em soma 45 minutos por participação. No Brasileirão Sub-17, foram 167 minutos e cinco ações, uma a cada 33 voltas do ponteiro no relógio.

As marcas são motivos de celebração para o jovem jogador de somente 17 anos de idade, que conversou com exclusividade ao NOSSO PALESTRA, relatando o bom momento e projetando seu futuro com a camisa do Verdão.

– Sou um cara que, sempre quando estiver dentro de campo, vou buscar o gol. Claro que isso com ajuda dos meu companheiros. Venho vivendo um momento muito bom em termos de gol e é motivo de agradecer – disse o atacante comemorando a excelente fase.

Contratado em novembro de 2020, vindo de empréstimo do Desportivo Brasil, o atacante foi adquirido em definitivo durante o mês de julho e firmou contrato de cinco anos com o Palmeiras, que comprou 100% dos direitos econômicos do atleta.

Destaque desde a reta final da temporada passada, ajudando com gols decisivos tanto no Sub-17 quanto no Sub-20, Daniel sofreu uma lesão a coxa que o deixou de fora durante boa parte de 2021. Retornando aos gramados gradativamente, está ganhando sequência com Orlando Ribeiro na Copa do Brasil Sub-17, sendo o artilheiro da equipe na competição, com quatro gols marcados.

– O Orlando Ribeiro é, com certeza, um excelente técnico e faz um bom trabalho. Está sendo uma evolução muito boa com ele aqui. Eu sempre estou escutando aquilo que ele tem passado e tentando praticar no campo – analisou.

Vivo no certame nacional, já na fase de quartas de final, e líder do grupo no Campeonato Paulista Sub-17, a equipe soma bons números sob o comando de Orlando, com 10 partidas, nove vitórias, um empate, 48 gols marcados e apenas seis sofridos, elevando as expectativas para o restante do ano.

– Acho que a nossa expectativas é a busca pelos títulos que restam na temporada – concluiu.

Foto: Fabio Menotti

Apesar da pouca idade, o centroavante também procura trabalhar a parte tática e vem chamando atenção nos últimos jogos do Palmeiras. Além de dominar os fundamentos da finalização e presença de área, Daniel sabe jogar em diagonal, gerando espaços para os pontas e muita vezes chegando nas costas do defensor. Aguçado na parte estratégica, diz que atuar em prol do coletivo ajuda na criação de oportunidades.

– Com certeza o gol é muito importante, mas quando nós jogamos em prol daquilo que vai acrescentar coletivamente ao time, isso ajuda e gera muito mais oportunidades – destacou.

FUTURO

As categorias de base do Palmeiras vivem, desde 2020, um período de grande transformação, com número recorde de estreias no profissional e presença de Crias da Academia como titulares em 132 dos últimos 135 partidas. Com isso, Daniel comentou sobre a expectativa de em breve estar ao lado dos comandados de Abel Ferreira. De maneira cautelosa, o atacante disse trabalhar firme pela oportunidade.

– Graças a Deus, sou um cara de muita paciência. Independentemente de qual seja o momento, sempre trabalharei para chegar lá. Seguir focado para evoluir e com muito trabalho – destacou o jovem.

Vivendo um período conturbado em relação aos atacantes do elenco profissional e a crise em gols marcados, o jovem finalizou o papo destacando que não vê o desejo da torcida por um novo camisa 9 como uma pressão, mas encara este fato como motivação para melhorar seu desempenho.

– Como uma pressão, não. Mas como um motivo de eu querer melhorar todos os dias e estar pronto sempre.

Com Daniel, o Palmeiras volta a campo nesta quarta-feira (29) para o confronto de volta das quartas de final da Copa do Brasil Sub-17. Após vencer o Athletico Paranaense por 2 a 0 no Allianz Parque, a equipe pode até perder por um gol de diferença para conseguir a classificação rumo às semifinais. A bola rola às 15h (horário de Brasília) no CT do Caju, em Curitiba e terá transmissão da Eleven Sports.

Fonte: Nosso Palestra