Gabriel Menino ainda era um talento promissor das categorias de base do Palmeiras quando repensou a carreira de jogador de futebol – neste sábado, ele será titular no clássico contra o Santos, às 16h, no Pacaembu, pela oitava rodada do Campeonato Paulista.

Depois de defender a seleção brasileira sub-20 em amistosos no México, em 2018, o meio-campista foi flagrado no exame antidoping por uso de substância proibida.Da suspensão preventiva até a absolvição foram cerca de 45 dias sem poder treinar ou frequentar a Academia de Futebol do Verdão.

Mas um trabalho em conjunto entre clube e CBF livrou o atleta de qualquer punição.

– Não esperava que isso ia acontecer comigo. Só faço o que o clube me manda, foi um impacto grande. Passou um filme na minha cabeça, que poderia ficar até dois anos sem jogar. Foi um momento difícil que eu e minha família passamos. Pensei que ia acabar tudo… até em desistir. Passam várias coisas pela cabeça mesmo você estando certo – disse Gabriel Menino.

O exame do atleta do Palmeiras testou positivo para a substância clembuterol, conforme revelou o jornal El País no ano passado. O anabolizante é proibido no esporte, mas um hormônio de crescimento utilizado em gados em países como México e China. O contágio de Gabriel Menino foi por comida.

Gabriel Menino em ação pelo Palmeiras — Foto: Cesar Greco / Ag Palmeiras

De acordo com pessoas do clube, a Wada (Agência Mundial Antidoping) reconhece que uma pequena quantidade da substância pode ser interpretada como ingestão involuntária através da alimentação.

Na defesa, o Verdão mapeou todas as refeições do atleta no exterior. Por isso o atleta foi absolvido e retornou aos gramados no Sul-Americano da categoria, no início de 2019.

– Aquilo me alertou mais sobre o que comer, de onde comer, tomar o máximo de cuidado. Não é brincadeira, o doping pode acabar com uma carreira, deixar fora por anos. É uma lição para ficar mais atento sobre o que bebe e come. Eu cresci mais – completou.

Promovido ao elenco profissional em 2020, Gabriel Menino tem recebido elogios dos torcedores do Palmeiras. Depois de ganhar a posição no meio de campo e ter sequência, ele voltou ao time improvisado na lateral direita, porque Mayke e Marcos Rocha estão em transição física.

– Estou aproveitando ao máximo. Podem contar comigo em todas as posições. Até de goleiro, se precisar. Eu vejo como uma oportunidade. Agarro todas oportunidades que tiver, independentemente da posição. Já tinha jogado de lateral, é uma posição que conhecia, então ficou mais fácil.

– A torcida é maravilhosa. Apoia a todo momento e todo instante. Ver a torcida vibrando por nós é algo que nos motiva, me deixa mais leve e alegre em campo. Já teve momento que eu estive no meio deles torcendo pelo Palmeiras. Só tenho a agradecer pelo carinho – acrescentou.

A convivência diária com ídolos do passado dá ao atleta de 20 anos a sensação de ter realizado um sonho como atleta profissional do Verdão, mesmo com a carreira ainda curta.

– É um sonho realizado estar aqui com os profissionais com quem eu jogava no videogame, assistia pela TV. É uma honra vestir essa camisa com eles. O Willian e o Felipe Melo conversam muito comigo. O Ramires também, que é da minha posição. O Felipe fica mais ao meu lado e conversa muito comigo, me deixa solto e leve em campo. É com ele que eu jogava, brincava, via pela TV e hoje estou realizando meu sonho – contou Gabriel Menino.

Fonte: Globoesporte.com