Rodrygo 2Reconhecido pelo bom trabalho nas categorias de base, o Santos aposta no sucesso dos jogadores da equipe sub-15, que lidera o Campeonato Paulista com cinco vitórias em cinco jogos e 27 gols marcados em 2016. Sete jogadores foram convocados nesta semana para um período de treinamentos com a seleção brasileira. Um deles, em especial, chama a atenção: o meia-atacante Rodrygo Goes, de 15 anos.

Além de Rodrygo, o goleiro Breno, o zagueiro, Kaique, o lateral-direito Sandro, o volante Victor Yan, o meia Lucas Lourenço e o atacante Yuri também foram chamados para vestir a camisa verde e amarela sub-15.

Rodrygo chegou ao Santos em 2010, depois de passagem pela base do São Paulo. No início, o jogador atuava no futsal do Peixe e já mostrava ser diferenciado. Um ano depois, começou a jogar pelo sub-11 santista.

O jovem, que veste a camisa 11 de Neymar, lembra a forma de jogar do atacante do Barcelona. Rodrygo atua pelos lados do campo, tem bom drible e chuta com as duas pernas.

– Temos um grupo muito bom, de jogadores qualificados, comprometidos. O resultado é termos vários na Seleção, e outros em plenas condições de ir também. O Rodrygo é um destes ótimos jogadores. É diferenciado. Sou suspeito para falar, estou com ele há seis anos, mas lembra muito a trajetória de Neymar, pela habilidade, técnica, velocidade, poder de finalização. Ele tem tudo para ser um grande jogador em um futuro bem próximo – analisa o técnico do sub-15 do Peixe, Luciano Santos

Em entrevista à Rádio Globo, o técnico Dorival Júnior, que costuma ser bem próximo às categorias de base, falou sobre um jogador “que promete” no sub-15. Sem citar o nome, para não expor o garoto, o comandante santista, provavelmente, falava de Rodrygo.

– Tem um garoto na base que vem muito bem no sub-15. É um garoto que promete. Não quero falar o nome, vai expor um pouco… deixa ele completar a formação. Mas vocês vão ver: terá provavelmente uma bela carreira pela frente. É um atacante, mas que também joga como meia. Tem habilidade, parte para cima, define. É um garoto interessante. Acho que tem 15 para 16 anos. É muito promissor. É garoto para 2018 – comentou o comandante santista.

Rodrygo tem contrato com o Santos até o fim de 2016, e o clube aguarda o jovem fazer 16 anos, em 9 de janeiro de 2017, para oferecer o primeiro contrato profissional. O meia-atacante já recebeu sondagens de clubes europeus, mas a sua família não pretende deixar o Brasil antes do garoto vestir a camisa principal do Peixe.