Há torcedores que dizem que Gabriel Menino não entrega a mesma coisa como ponta em relação ao que pode e oferece como volante. E, em entrevista exclusiva ao Esporte Interativo, o jogador de 19 anos deu a resposta aos seus críticos.

É uma posição nova pra mim. Estou tentando me sentir confortável, me adaptar a ela. Eu não jogava muito de ponta, aberto, mas o professor conversou bastante comigo, me deu dicas. Estou procurando evoluir para aparecer ali com mais qualidade, mais adaptado, então deixo essa resposta aí“, disse.

Uma coisa é certa: seja como volante, meia, lateral ou até mais aberto à direita, o camisa 25 do Palmeiras ganhou sua titularidade na equipe. Menino, que teve recentemente seu contrato renovado até dezembro de 2024, mostra isso pelas boas partidas e atuações que normalmente divide com Patrick de Paula.

Getty Images

Ambos os atletas promovidos esse ano ao profissional já sentiram o gostinho de ser campeões – conquistaram o Paulistão 2020. O que, embora especial pelo clube estar 12 anos na fila, não foi exatamente inédito: os dois volantes também já foram campeões paulistas em cima do maior arquirrival no sub-20 do Palmeiras.

Na final contra o Corinthians eu estava muito ansioso que era um clássico com muita história. Acho que agora estou mais tranquilo, mais solto e mais leve“, comentou.

E para chegar agora e triunfar tão cedo, o trabalho dos meninos promovidos ao elenco principal se torna ainda mais importante. Afinal, o técnico Vanderlei Luxemburgo se tornou o treinador palmeirense que mais promoveu jogadores da base – foram sete; Menino entre eles. E para o jovem jogador, esse é um resultado recompensante.

Fico feliz por aproveitarem a base do Palmeiras. O trabalho que a gente faz lá é muito gratificante. A gente sonha em jogar aqui e acaba realizando. É uma coisa extraordinária, pra mim foi, estar jogando em um dos maiores times do mundo, do Brasil, que é o Palmeiras.”

Da base ao sonho europeu

O futebol mostrado por Menino em campo é refletido e mantém o sinal de alerta dos clubes da Europa. O atleta do Alviverde já viu seu nome ser cotado, mas mantém os pés no chão. Ele explica que seu empresário sempre o avisou que apenas com a chegada de uma boa proposta ele o aconselharia a tomar alguma decisão.

Porém, isso não afasta o desejo quase comum de todos os jogadores do mundo quererem um dia jogar uma Champions League e levantar a conhecida “orelhuda”. Para Gabriel Menino, isso não é diferente.

Às vezes eu me pego aqui pensando e sonhando no Barça, levantando a orelhuda. Se Deus quiser um dia a gente vai poder jogar na Europa e levantar esse caneco”, declarou.

Para tal, manter a cabeça focada é essencial. Quem diz isso a ele, De Paula, Veron, são os mais experientes e que tiveram a oportunidade de jogar lá fora: Ramires, Felipe Melo, Luiz Adriano.

A gente conversa muito com o Felipe Melo, Ramires, o Luiz, eles falam que se a gente focar e quiser, a gente pode se tornar um jogador de Europa, jogar a Champions. Eles enxergam isso em nós e pra gente jogar, porque é isso que vai levar a gente à Europa.”

Má fase: o dia a dia com Rony

Rony chegou ao Palmeiras no início deste ano e ainda não conseguiu alavancar uma boa campanha no Verdão.

O jogador chegou ao Palmeiras para suprir a lacuna de um ponta de velocidade que tenha calibre para ser titular na equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo. O desempenho do atacante em 2019 pelo Athletico Paranaense credenciou o jogador para ser essa peça que o Verdão procurava.

Para Gabriel Menino, é preciso paciência. Segundo ele, o camisa 11 ainda está se adaptando e trabalha o dobro pra superar a má fase e entregar o resultado esperado.

A gente precisa ter um pouco de calma com o Rony. Ele está se adaptando ao Palmeiras. Ele é um jogador fantástico nos treinos, pessoalmente. Ele desabafa, diz que não está vivendo o momento dele, mas ele trabalha o dobro para que isso volte acontecer, que ele esteja em um bom momento, que ele volte fazer partidas extraordinárias“, revelou.

Parceria dentro e fora de campo com Gabriel Veron

Se por enquanto a boa fase não chega para Rony, parece que ela voltou ao Gabriel Veron. O jogador que ficou mais de um mês fora de campo por conta de uma lesão na coxa, voltou com toda força no último jogo do Palmeiras pelo Brasileirão, na vitória de 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino.

O atacante entrou, fez o gol e ainda deu a assistência para a virada do Verdão. Gabriel Menino, que é um velho conhecido desde a base, mostrou sua admiração em relação a Veron e até conselhos que compartilhou devido a contusão do jogador.

Ele é fantástico. Um jogador de muita velocidade, drible. Eu converso com ele porque já passei por isso, quando quebrei o metatarso e fiquei três meses e meio fora. Fez falta e agora ele está voltando melhor, está voltando com seu bom futebol e que ele possa nos ajudar muito“, finaliza.

Fonte: Esporte Interativo