Palmeiras e Red Bull Bragantino medem forças neste sábado, 13, no Allianz Parque, pela sexta rodada do Brasileirão. O jogo, marcado para as 18h30, deve marcar o primeiro duelo entre o atacante Artur e o Massa Bruta.

Artur defendeu o Bragantino de janeiro de 2020 a março de 2023. Pelo Massa Bruta, o atacante fez 170 jogos. Foram 38 gols marcados e 34 assistências distribuídas. O jogador era um dos principais nomes do Braga e foi o destaque da equipe no vice-campeonato da Sul-Americana de 2021.

Em 31 de março deste ano, o Palmeiras anunciou a contratação de Artur por oito milhões de euros (perto de R$ 45 milhões), além de bônus por metas. Titular do Alviverde, o atacante deve enfrentar o Bragantino neste sábado. Será a primeira vez que ele joga contra o Massa Bruta. Antes mesmo de atuar pelo Braga, o jogador nunca tinha enfrentado o Bragantino.

Artur em ação pelo Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Artur em ação pelo Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Como cada um está após a transferência

Artur deixou o Bragantino após a saída do time na semifinal do Campeonato Paulista. O jogador era titular na ponta direita do Massa Bruta desde que chegou ao time. Com a saída dele, o técnico Pedro Caixinha tem escalado Helinho para atuar na posição.

O Bragantino fez oito partidas desde a saída de Artur, sendo cinco pelo Brasileirão e três pela Sul-Americana. Helinho foi titular em sete e atuou pela ponta direita. O jogador marcou três gols, sendo que os dois últimos foram no empate por 2 a 2 com o América-MG, nessa quarta-feira, 10.

Nas oito partidas sem Artur, o Bragantino teve três vitórias, uma derrota e quatro empates.

Artur chegou ao Palmeiras com a aprovação de Abel Ferreira. O treinador buscava um velocista canhoto no mercado desde que chegou. O Alviverde, além disso, o enxergava como um atacante versátil, que pode atuar nos dois lados do campo e até como armador, caso necessário.

O jogador virou titular do time de Abel Ferreira e, desde que chegou ao clube, já fez oito partidas, sendo cinco pelo Brasileirão e três pela Libertadores. Tem dois gols marcados (um contra o Vasco e outro contra o Goiás).

Números de Artur no Bragantino

  • 2020: 47 jogos – 4 gols – 8 assistências
  • 2021: 58 jogos – 21 gols – 15 assistências
  • 2022: 49 jogos – 10 gols – 10 assistências
  • 2023: 16 jogos – 3 gols – 1 assistências

Fonte: GE