O Gabriel Menino que estreou pelo profissional do Palmeiras em 2020 não é o mesmo. A caminho de sua quarta temporada pelo clube, o meio-campista de 22 anos tem se firmado como peça importante na equipe de Abel Ferreira. Mais experiente, a Cria da Academia quer fazer de 2023 o seu ano e espera decidir mais uma final pelo Verdão.

Em entrevista exclusiva concedida à Gazeta Esportiva, Gabriel Menino declarou estar focado em se afirmar de vez na equipe em busca de regularidade entre os titulares do Palmeiras. Com três gols e uma assistência em 14 jogos neste ano, ele já vive o seu melhor início de temporada da carreira.

“Tenho certeza de que esse vai ser o meu ano, por tudo o que já passei, por tudo o que estou fazendo. Esse ano estou mais focado, mais dedicado, mais concentrado e mais disposto a fazer aquilo que é preciso e não o que eu quero. Tenho certeza de que vai ser o meu ano”, revelou o meio-campista.

Gabriel Menino iniciou 2023 na reserva, mesmo após a saída de Danilo para o futebol europeu. Porém, como Jailson não se firmou ao lado de Zé Rafael, a oportunidade foi aberta, e o camisa 25 agarrou com unhas e dentes. Assim, ele assegurou de vez a titularidade ao ser peça decisiva no título da Supercopa do Brasil, no fim de janeiro, quando marcou dois gols na vitória por 4 a 3 sobre o Flamengo, em Brasília.

Agora, Gabriel Menino se depara com mais uma final de campeonato pelo Palmeiras. Desta vez, o adversário será o Água Santa, pelo Campeonato Paulista. O meio-campista demonstrou confiança de que a equipe pode levar mais um título estadual.

“Sobre o Paulista, se Deus quiser a gente vai sair com esse título e provar mais uma vez o porquê a gente é o melhor do campeonato. Quando você quer ser o melhor, tem que se manter em alto nível sempre, por mais que já tenha chegado três vezes, mas estamos chegando pela quarta vez consecutiva. Nos cobramos bastante sobre isso. Se Deus quiser, vamos conseguir sair com mais um título”, pontuou.

Ao relatar como seria a preparação para mais uma decisão, Gabriel Menino disse que quer repetir a receita que deu certo na Supercopa, mas de um jeito ainda melhor, como tem sido o lema de Abel Ferreira em 2023.

“Eu procuro fazer as mesmas coisas, mas melhor. Claro, quando tem um gostinho de final, você sempre dá algo a mais. A sua semana é diferente, você se prepara totalmente diferente. Mas o que vai mudar de uma final para a outra é se eu vou fazer gol ou não”, disse o jogador.

“Tomara que eu possa decidir mais uma final, ajudar a minha equipe com assistências, desarmes, o que for. O mais importante é que o Palmeiras possa ser campeão nessa competição que é tão importante para nós”, completou.

Seleção Brasileira

Gabriel Menino subiu para o time profissional em 2020 e logo foi convocado pela Seleção Brasileira, chamado pelo técnico Tite em duas convocações consecutivas entre setembro e outubro daquele ano. Depois disso, porém, o jogador oscilou de desempenho e ficou de fora da reta final do ciclo da última Copa do Mundo.

O meio-campista palmeirense revelou que o sonho de defender a Seleção Brasileira continua de pé. Assim, usa do exemplo de nomes como Weverton, Raphael Veiga e Rony, convocados na última data Fifa, para voltar a vestir a Amarelinha.

“Seleção para mim sempre foi e sempre vai ser o meu maior sonho. Sempre será uma honra e um prazer vestir essa camisa maravilhosa. Quando você vê os seus companheiros irem para as seleções, você enxerga uma capacidade, um desejo especial de estar lá”, disse o jogador, que mostrou confiança de estar na Copa do Mundo de 2026.

“Da minha parte, estou trabalhando para voltar para a Seleção Brasileira, para onde eu não deveria ter saído. Claro que eu me enxergo na Copa do Mundo. Foi um vacilo, eu e toda a minha família sabemos que eu poderia estar nessa, mas por opção eu não estive. Em 2026 tenho certeza e total convicção de que estarei lá”, disse Gabriel Menino.

Fonte: Gazeta Esportiva