Neste domingo (19), o Palmeiras enfrenta o Ituano em partida válida pela semifinal do Paulistão. Em campo, o Verdão contará com o volante Gabriel Menino, titular absoluto da posição após a saída de Danilo que vive seu melhor início de temporada com a camisa do Maior Campeão Nacional.

O volante iniciou sua trajetória no time profissional em 2020, após anos de destaque nas categorias de base do clube. O jovem fez parte da primeira safra de Crias da Academia que foram utilizadas pela equipe principal ao lado de Danilo, Patrick de Paula, Veron, Renan e Wesley.

Ao longo de sua primeira temporada, Menino alternou entre reserva e titular e, no início do Paulistão, disputou 12 partidas até a fase semifinal – oito como titular e quatro como reserva – dando uma assistência. Em 2021 – com Danilo como titular absoluto -, os números foram similares, com dez jogos – sete como titular e três como reserva.

No último ano, contudo, a trajetória de Menino teve altos e baixos. O início foi devagar, com apenas quatro partidas – duas como titular e duas como reserva – até a semi do estadual. Além disso, o jogador passou a ser menos utilizado no meio-campo enquanto vivia uma fase ruim e viu os concorrentes pela vaga despontarem como os melhores da posição no Brasil.

Contudo, na segunda metade de 2022, Menino voltou a jogar bem e, assim, foi escalado com mais frequência por Abel Ferreira. Visto como um exemplo internamente, o jogador se recuperou e voltou a atuar em alto nível.

Deste modo, após a saída de Danilo, no início de 2023, a Cria da Academia herdou a vaga e se tornou absoluto na posição. Em 13 jogos que participou na temporada até o momento – nove como titular e quatro como reserva -, o jovem anotou três gols e deu uma assistência. Além disso, conquistou o título da Supercopa do Brasil balançando as redes duas vezes na final.

Fonte: Nosso Palestra