Aos 16 anos, o meia Luis Guilherme é uma das maiores promessas das categorias de base do Palmeiras e gera expectativas altas no clube. Principal parceiro de Endrick desde o Sub-11, Luis assinou seu primeiro contrato profissional com o Alviverde no último mês e é destaque na atual temporada tanto no Sub-17 como no Sub-20, além de ser um dos principais nomes da Seleção Brasileira Sub-17.

Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, o jovem destacou a assinatura do vínculo com o Alviverde como mais um passo importante na carreira profissional. Há seis temporadas na Academia de Futebol, o sergipano de Aracaju se tornou, ao lado de Endrick e Gabriel Vareta, um dos primeiros atletas a ser campeão em todas as categorias de base do Palmeiras na história. O feito foi alcançado com o título da Copa do Brasil Sub-17.

– Já são seis anos aqui no Palmeiras, sou muito grato por tudo o que já aconteceu nesse tempo e agora (a assinatura do contrato) foi mais um passo muito importante. Só tenho a agradecer a todos os que acreditaram no meu futebol, quero dar muitas alegrias a essa torcida incrível. Vou dar minha vida em campo, buscar ajudar o time da melhor forma e, se Deus quiser, ser várias vezes campeão – avaliou.

Em 2022, o meia já atuou em oito partidas do Sub-17, com seis gols, além de realizar duas aparições no time Sub-20, ao longo da Copa São Paulo, a tradicional Copinha. Apesar da pouca idade, o jovem já atua com a categoria acima desde a temporada passada.

– Deixo essa questão para os treinadores e coordenadores, que sabem o que vai ser melhor para mim e para as equipes. Estou preparado para dar o meu máximo, seja no Sub-17 ou Sub-20. Eu me sinto preparado e pronto para as duas e estarei à disposição para o que acharem melhor – analisou.

Aos olhos da Cria da Academia, atuar com os mais velhos agrega em seu desenvolvimento. No Verdão, LG sempre foi precoce e já foi chamado de ‘fenômeno’ pelo coordenador das categorias de base do clube, João Paulo Sampaio.

– Nós sempre aprendemos quando jogamos em uma categoria acima, já que o nível de exigência é maior e treinamos com companheiros mais velhos. Com certeza isso me ajuda muito quando vou para a minha categoria e é algo que outros atletas também têm vivido. O Palmeiras pensa nisso, nos proporciona e temos que aproveitar da melhor maneira aprendendo com os mais velhos – disse o meia, elogiando a estrutura do Palmeiras.

Embora esteja apto a ser relacionado por Abel Ferreira na equipe profissional, a chance ainda não apareceu. O meia chegou a participar de um treinamento com o elenco principal na temporada passada, mas mantém os pés no chão e foco no presente.

– Procuro fazer o meu melhor todos os dias, seguindo os conselhos de todos os treinadores com quem tenho o prazer de trabalhar. Sei que uma oportunidade no time profissional vai surgir no momento certo, só preciso seguir me doando e ajudando meus companheiros – avaliou timidamente.

Luis coleciona títulos na base palestrina. Só em 2022, o meia faturou a Copa São Paulo, a FAM Cup Sub-17 e a Copa do Brasil Sub-17. A última conquistada em junho, sobre o Vasco, após placar agregado de 6 a 5 na soma dos placares das pelejas do Allianz Parque e de São Januário.

No jogo decisivo, disputado no Rio de Janeiro, o jovem palmeirense atingiu um pico de velocidade de 36,4 km/h em uma disputa pelo lado direito do ataque do Palmeiras. O número o coloca no páreo com Gareth Bale – eleito o atleta mais rápido do mundo com a bola nos pés por ter atingido a marca de 36,9 km/h em 2015 – e Kylian Mbappé, que chegou a 36 km/h em um jogo contra o Lille, pelo campeonato francês.

– A gente sabe que, para ser campeão, não basta ser bom tecnicamente. O time trabalha sempre essa questão psicológica, cada um sabe o que fazer dentro de campo em todos os momentos. Foram dois grandes jogos (na final da Copa do Brasil), contra o forte time do Vasco, e graças a Deus conseguimos sair com o título. Essas situações com certeza servem de aprendizado e mostram o quanto, mesmo ainda jovens, estamos preparados para todo tipo de adversidades das partidas – analisou, relembrando a decisão do certame nacional.

Assinatura do primeiro contrato profissional de Luis Guilherme, meio-campista da SE Palmeiras, na Academia de Futebol, em São Paulo-SP. (Foto: Fabio Menotti)

Além dos títulos com o Palmeiras, o habilidoso meia conquistou também o Torneio de Montaigu, na França, com a Seleção Brasileira Sub-17. Ao lado de outros atletas do Verdão, Luis ganhou destaque na campanha da taça e chamou atenção da imprensa internacional, vestindo a camisa 10 e liderando o meio de campo da equipe.

– Ser campeão com a camisa da Seleção Brasileira é o sonho de todo garoto. Estive ao lado de companheiros do Palmeiras também, o que só tornou tudo ainda mais especial. Vou trabalhar para receber novas oportunidades e poder voltar. Foi uma experiência incrível e marcante para toda a minha carreira.

Com o destaque nacional pelo Palmeiras e internacional com a Seleção Brasileira, o assédio do futebol europeu com o jogador já se iniciou, apesar do jovem ser liberado para sair do Brasil apenas em 2024, quando completará 18 anos de idade. Em maio, ele foi capa do Diário Marca, da Espanha.

– Eu procuro não pensar nisso e deixo para minha família e meus empresários. Meu foco é só jogar futebol, dar o meu melhor em campo e ajudar o Palmeiras. Estou no clube desde 2017, sou muito grato por tudo o que o clube já fez por mim. Quero construir uma história bonita aqui – finalizou.

O contrato de Luis Guilherme com o Palmeiras é válido por três temporadas e o Verdão tem 90% dos direitos econômicos do meia. A multa rescisória prevista para o exterior é de 60 milhões de euros – cerca de R$ 320 milhões na cotação atual.

Fonte: Nosso Palestra