Vitinho, desde os 5 anos de idade no Corinthians, é um daqueles casos de garoto que cresce dentro do clube e convive desde sempre com a expectativa de estourar.

Pronto para sua segunda Copa São Paulo, o meia-atacante da geração 2000 chega à maioridade no próximo dia 4, exatamente na data em que o Timão, atual campeão, estreia na competição, contra o Corumbaense, do Mato Grosso do Sul.

– Estou amadurecendo cada vez mais.

Por conta de lesões, o 2017 de Vitinho foi um pouco prejudicado – mas mesmo assim vitorioso. Quase cortado da seleção sub-17 por um problema muscular, foi mantido pelo técnico Carlos Amadeu, recuperou-se e ajudou a equipe na conquista do Sul-Americano, no Chile.

Meses depois, participou do terceiro lugar no Mundial realizado na Índia, competição que ficou marcada por uma concussão cerebral leve sofrida pelo jogador após pancada na nuca durante a vitória por 2 a 0 diante de Niger. Ele seguiu em campo e depois acabou substituído.

– Lembro até o momento do cabeceio, depois não lembro mais do que fiz no jogo. No hospital que fui ver o vídeo. Perdi a memória do que aconteceu, mas não ficou lesão. Os jogadores me zoaram no dia seguinte, perguntavam em que país eu estava, o que fazia ali (risos) – recorda-se ele, companheiro de seleção de Vinícius Júnior, badalado jogador do Flamengo já negociado com o Real Madrid, da Espanha.

No Corinthians, o ano começou com a conquista da Copinha, com Vitinho entrando em seis dos nove jogos. Depois, quando não tinha competições pela Seleção, alternou jogos entre sub-17 e sub-20 no Parque São Jorge – treinando no time de cima e às vezes descendo para jogar com os da sua idade. Foram 11 jogos no sub-20 (com um gol) e oito no sub-17 (com três gols).

Reforço da equipe para as finais da Copa do Brasil Sub-17, contra o Palmeiras, pisou pela primeira vez na Arena Corinthians no primeiro jogo, quando o time perdeu por 1 a 0 diante de 12 mil presentes. Na volta, no Pacaembu, o Timão devolveu o placar, mas perdeu a decisão nos pênaltis.

– Foi especial jogar na nossa casa pela primeira vez e com a presença da Fiel. No segundo jogo, não conseguimos o bi, mas fiquei feliz pelo que fizemos no torneio. Chegamos desacreditados e fizemos grandes jogos. O Palmeiras é um time de muito talento, com jogadores como Tomás, Alanzinho e Vitão.

Para ter Vitinho mais presente nos jogos em 2018, o preparador físico Anselmo Sbraglia vem fazendo trabalhos de fortalecimento com o garoto a fim de prevenir lesões.

Técnico do sub-20, Dyego Coelho vê um futuro promissor no jogador, mas dá exatamente os mesmos conselhos que, um dia, deu a Pedrinho, hoje no profissional.

– É um menino muito inteligente, está sempre um passo na frente dos outros, só que precisa, de uma maneira ou de outra, sair do contato do adversário. Precisa ser agressivo e, antes de a bola chegar, como é inteligente, saber o que fazer. Esse é o toque que a gente dá a ele, para ser rápido e decidir logo a jogada, não ter tanta firula com a bola no pé. É rápido, inteligente e habilidoso. Tem que ser objetivo em todos os toques que dá na bola – analisou o comandante.

Com um valorizado contrato profissional, Vitinho tem vínculo com o Timão até março de 2021.

Fonte: Globoesporte.com