Santos espera que 2018 seja o ano da afirmação de Rodrygo, jogador mais badalado das categorias de base desde Neymar. Depois da estreia no Campeonato Brasileiro, o atacante deve ser mais utilizado já no Campeonato Paulista.

O Peixe adota cautela para não aumentar ainda mais as expectativas sobre o garoto, mas sente que ele pode ser usado com frequência já nesta temporada, assim como Yuri Alberto, centroavante também promovido do sub-17.

Rodrygo foi promovido ao elenco profissional do Peixe pelo técnico interino Elano, em outubro. O jovem de 16 anos foi relacionado para as últimas sete partidas do Brasileirão, sendo utilizado em duas, no segundo tempo contra Atlético-MG e Avaí, na Vila Belmiro. As atuações foram discretas.

Precoce
O status de joia de Rodrygo começou cedo. Aos 11 anos, ele chegou ao Santos depois de passagem pela base do São Paulo. No mesmo ano, foi o jogador brasileiro mais novo a assinar contrato com a Nike, empresa de material esportivo. Neymar, seu ídolo, era quem ocupava o posto, por ter firmado vínculo aos 13 anos.

E a negociação pelo primeiro contrato profissional de Rodrygo foi difícil. O atacante recebeu proposta do Liverpool, da Inglaterra, e sondagens de outros clubes da Europa. Para concluir a negociação em julho, o Santos ofereceu um bom salário, plano de carreira e prometeu promovê-lo ao elenco principal em breve, que foi o que ocorreu.

Comparações
Antes de Neymar, todo atacante que surgia na base do Santos era chamado de “novo Robinho”. Agora, as comparações são feitas com o craque do PSG. Com Rodrygo, não é diferente.

E há motivos para isso. Rodrygo tem Neymar como grande ídolo. E as características são parecidas: preferência pelo lado esquerdo do ataque, velocidade, facilidade no drible… Mesmo assim, o santista pede para que não seja comparado com o camisa 10 da seleção brasileira.

– Neymar é a minha inspiração, mas eu acho que comparar é uma pressão desnecessária. Chamar de novo Neymar, esperar que eu faça o que ele fez… Meu nome é Rodrygo. Neymar só tem um. Quero ser o novo Rodrygo, não o novo Neymar – diz Rodrygo.

Inferioridade física
A comissão técnica do Santos quer dar mais força a Rodrygo, sem que ele perca a sua velocidade. Aos 16 anos, e com 1,71m de altura, o atacante sentiu dificuldade na disputa com os defensores adversários no Campeonato Brasileiro.

– O profissional é diferente, os jogadores são mais fortes. Às vezes, sinto um pouco, mas tento igualar na técnica. Acho que assim posso me sobressair, enquanto faço trabalhos na academia para ganhar força. Sou muito novo ainda, mas quero jogar o máximo possível – diz Rodrygo.

Disputa acirrada
Rodrygo gosta de atuar pelo lado esquerdo do ataque. E quem é o titular dessa função? Bruno Henrique, um dos destaques do Santos em 2017.

Para ganhar espaço no elenco santista, uma opção para Rodrygo é atuar pelo lado direito, onde muitos atletas jogaram, mas não se firmaram, como Copete e Arthur Gomes.

Fonte: Globoesporte.com