JogoO Santos tem (mais) um projeto de craque na categoria sub-15: Rodrygo. O atacante é destaque da base santista desde que chegou para o time de futsal, em 2011, após rápida passagem pelo São Paulo. Um ano depois, passou para o campo e foi integrado ao sub-11.

No estilo de jogo, Rodrygo diz que se inspira em Neymar e espera seguir os passos do craque brilhou no Santos e hoje defende o Barcelona. Se dentro de campo as características são semelhantes, fora dos gramados as coisas são um pouco diferentes.

Rodrygo - Santos (Foto: Lucas Musetti)
Denise e Eric acompanham Rodrygo de perto
(Foto: Lucas Musetti)

Mesmo antes de se profissionalizar, Neymar era conhecido. Participava de eventos e dava entrevistas regularmente. Diferentemente de Rodrygo, que é blindado pelo próprio Alvinegro e pela família. O responsável por todo esse cuidado é o pai do jogador.

Eric, que se aposentou neste ano, depois de passagem pelo Cuiabá, atuou por clubes como Ceará, Guarani, Boa Esporte e Criciúma, e sabe bem como é a carreira de jogador. Por causa disso, ele não quer que o filho receba cobranças que não pode suportar.

No dia a dia, Eric se esforça para manter os pés do filho no chão e se orgulha por Rodrygo não se deslumbrar com os elogios e os vários gols que faz no sub-15 santista, que é visto como time mais promissor da base. Diferentemente da maioria dos pais, ele sabe bem como é a rotina do filho e não se contenta apenas em perguntar como foi o dia.

– Eu não tenho o talento do Rodrygo, mas tive uma longa carreira no futebol e sei bem como funciona. Por isso, procuro sempre estar por perto para ajudar. Saber dos treinos, jogos, assisto às partidas dele e analisamos juntos o que ele acertou e errou. É a forma que eu tenho de mantê-lo focado. Sorte nossa que ele é um bom menino e não se deslumbra fácil – diz Eric.

Rodrygo - Santos (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)
Rodrygo chegou ao Santos em 2011
(Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Ao fim de cada treino, Eric busca Rodrygo no CT Rei Pelé e se inicia um ritual. Pergunta como foi a atividade, e o garoto conta, detalhadamente, aspectos táticos, técnicos e físicos passados pelo treinador Luciano Santos. Enquanto isso, a mãe, Denise, prepara o lanche.

Durante o tempo em que Eric foi jogador profissional, foi Denise quem levou Rodrygo a todos os treinos e jogos, e cuidou da alimentação e descanso do menino, que segue uma rotina de profissional há alguns anos.

– Ele respira futebol. Quando não treina, fica chateado. Quando não está jogando, está aqui em casa vendo jogos na televisão ou assistindo a vídeos de dribles e gols. Às vezes, tenho que pedir pra ele parar (risos) – conta Denise.

Rodrygo sabe bem do seu potencial e das expectativas criadas sobre o seu futuro, mas mostra serenidade para agradecer à família e garantir de que há muito a fazer para realizar o seu sonho.

– Eu sou mais um que tenta o sucesso no profissional do Santos. O time todo é muito bom. Fico feliz por ter meu pai por perto, que sabe bem o que eu vivo, e minha mãe, que sempre esteve por perto de mim. Desse jeito, não tem como eu sair do caminho certo – comemora Rodrygo.

Precoce
Por intermédio de seu empresário, Nick Arcuri, da Un1que Football, Rodrygo foi o jogador brasileiro mais novo a assinar contrato com a Nike, empresa de material esportivo, aos 11 anos. Neymar, seu ídolo, era quem ocupava o posto, por ter firmado vínculo aos 13 anos.

Rodrygo se inspira em Neymar e tem o hábito de tentar imitar os seus dribles. Quando o atacante do Barcelona faz algum movimento novo, lá vai o santista tentar. E consegue

– Neymar é a minha referência. Sou fã e quero seguir os passos dele no Santos. Eu adoro ver ele jogar e tento imitar os dribles dele. Geralmente eu consigo, mas é difícil (risos) – brinca o jovem de 15 anos.

Rodrygo pôde conhecer Neymar em junho, quando o craque chamou amigos e jogadores da base do Santos para uma pelada em seu instituto em Praia Grande. O Menino da Vila se destacou com dois gols e recebeu conselhos do ídolo.

– Aquele dia foi muito especial. É muito bom poder jogar ao lado dele. Fui bem, fiz dois gols. Depois ele conversou comigo e os outros meninos. Disse para a gente continuar se esforçando e que se fizermos as coisas certas, conseguiremos ter sucesso – relembra.

Me chama que eu vou
Rodrygo completa 16 anos, mesma idade em que Gabriel, o Gabigol, se profissionalizou, em 9 de janeiro de 2017.  O santista é monitorado por Dorival Júnior, e se anima por saber que o técnico acompanha a base.

O atacante não estipula prazo para se profissionalizar pelo Peixe, mas garante que vai estar preparado para quando for chamado.

– É muito bom saber que Dorival e a comissão técnica do profissional me acompanham. Dá mais motivação para se destacar em cada treinamento. Sei que tenho muito a melhorar, mas quando ele precisar de mim, vou estar preparado – afirma.

Rodrygo tem contrato com o Santos até o fim de 2016, e o clube aguarda o jovem fazer 16 anos para oferecer o primeiro contrato profissional. O jovem já recebeu sondagens de clubes europeus, mas a sua família não pretende deixar o Brasil antes do garoto jogar pelo time principal do Peixe.