Tiago Nunes nasceu em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, teve sua primeira experiência como técnico profissional no Rio Branco do Acre, em 2010, viveu seu melhor momento no Athletico-PR em 2018 e 2019 e nos últimos dois anos acumula trabalhos no Peru, no Chile e, agora, no Equador.

Comandante da LDU desde junho, o treinador de 45 anos tenta ser a pedra no sapato do São Paulo na Conmebol Libertadores. Após eliminar o atual campeão Botafogo nas oitavas de final, encara o Tricolor nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília) em Quito, no primeiro duelo das quartas de final do torneio.

– Dirigir a LDU em partidas desta magnitude representa um êxito profissional que poucos imaginavam que seria possível. Mas foi a decisão de seguir meu próprio caminho que me trouxe até aqui – disse o técnico ao site “Coaches Voice”, nesta semana.

 

Tiago Nunes, técnico da LDU, em entrevista coletiva no Equador — Foto: Twitter/LDU

Tiago Nunes, técnico da LDU, em entrevista coletiva no Equador — Foto: Twitter/LDU

Campeão da Sul-Americana (2018) e da Copa do Brasil (2019) pelo Furacão, Tiago Nunes passou por Corinthians, Grêmio e Ceará no Brasil antes de se aventurar pelo Sporting Cristal, do Peru, em 2022.

Por lá, disputou a Libertadores e a Sul-Americana, colocando seu nome num mercado internacional.

– Entendi que o melhor caminho para uma carreira no estrangeiro seria começar no nosso próprio continente. Abri meus horizontes a outras partes da América. Em 2020, comecei a estudar espanhol e inglês, já pensando em voos mais altos nas nossas fronteiras – explicou.

Após passagem frustrada pelo Botafogo entre o fim de 2023 e o início de 2024, com apenas 15 jogos, o treinador voltou ao mercado sul-americano e acertou com a Universidad Católica no ano passado. Ao todo, ficou à frente do clube chileno por um ano e três meses.

Agora, no Equador, soma 17 partidas, com oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Terceira colocada no Campeonato Equatoriano, a equipe está quase garantida no hexagonal final do torneio local.

Tiago Nunes no… Morumbis?

Com mais de duas décadas, uma fotografia antiga de Tiago Nunes, ainda com cabelos negros, mostra a presença do profissional num local que, supostamente, seria num espaço interno do Morumbis.

 

Na imagem, Tiago aparece ao lado do técnico Geninho, que àquela altura trabalhava no Corinthians.

Segundo o atual técnico da LDU, o encontro aconteceu por causa de um curso realizado por ele, que naquele momento estudava Educação Física na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e dava seus primeiros passos na função de preparador físico, o que de fato fez até o ano de 2009.

– Em 2003, eu fui, ainda preparador físico, fazer um curso em São Paulo, e ele (Geninho) foi um dos palestrantes, então fui lá pedir para tirar foto com ele – recordou-se Tiago Nunes ao ge enquanto comandava o Athletico-PR, clube que também tem Geninho na galeria de treinadores campeões.

Fonte: GE