Há um ano, Gabriel Menino era parte do time sub-20 do Palmeiras que se preparava para enfrentar o o Cruzeiro pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro da categoria. Hoje, é um dos jogadores que mais atuaram no profissional em 2020, já conquistou o título paulista e foi convocado pela segunda vez para a seleção brasileira principal. Uma ascensão que o garoto de 20 anos de idade não esperava nem no seu sonho mais otimista.

“Foi tudo muito rápido, estou vivendo um sonho. Deus tem sido maravilhoso, só tenho a agradecer a Ele e a todas as pessoas que estão comigo nesse momento. Às vezes, até hoje não cai a ficha, mas isso me motiva ainda mais para seguir melhorando, isso me dá mais responsabilidade. Eu sei que serei mais cobrado agora, então preciso trabalhar mais, manter os pés no chão e a humildade, para seguir focado nos objetivos”, disse Menino, ao UOL Esporte.

Ao ser convocado pela primeira vez, o camisa 25 nem esperava, tanto que almoçava com sua família quando foi surpreendido pela ligação de seu empresário. Na sexta-feira (23) foi diferente. Ele treinava na Academia de Futebol e logo ao término da atividade ouviu a notícia de João Paulo Sampaio, coordenador geral das categorias de base. Como já havia acontecido antes, Menino chorou.

“Eu estava muito ansioso, quase nem dormi à noite esperando a convocação (risos). Estava treinando, acabou o treino, e o João Paulo me chamou e me deu os parabéns, dizendo que eu estava convocado mais uma vez. Aí todo elenco me deu parabéns, então subi correndo para o quarto do CT, liguei para os meus pais e para o meu empresário, choramos de novo juntos e agradecemos a Deus por mais uma conquista”, comemorou.

Promovido ao profissional como meio-campista, Menino foi chamado por Tite como lateral direito, função que agora o jogador está desempenhando também no Palmeiras. Deslocado para a defesa em alguns momentos da temporada, o garoto ouviu do técnico interino Andrey Lopes que há uma disputa na direita entre ele, Marcos Rocha (machucado) e Mayke. Hoje (25), às 16h, o Verdão visitará o Atlético-GO pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, e o jovem deve ser escalado nesta posição.

Gabriel Menino jogou a maior parte do tempo em suas 32 partidas da temporada no meio-campo. O clube tentou contratar um jogador para a direita, mas a negociação com Daniel Muñoz fracassou, e Marcelo Herrera, do San Lorenzo (ARG), fraturou a perna durante as tratativas. Antes escalado na lateral por necessidade, o garoto é considerado por Andrey capaz de vencer a disputa com os dois jogadores da posição e ter uma sequência.

“Quem me escala são os treinadores, eu sempre procuro ajudar onde precisarem de mim. A versatilidade é um ponto positivo, e não me importo em atuar nas duas posições. Eu me sinto à vontade no meio-campo, em qualquer função, seja mais recuado ou mais à frente, e também na lateral esse ano eu pude ter mais experiência e procuro estar me aperfeiçoando sempre. Eu e meu empresário costumamos ver os jogos de grandes jogadores, tanto do meio quanto da lateral direita, e o próprio Danilo, na seleção, foi um grande exemplo para mim. Fiquei observando cada detalhe e aprendi cada ensinamento que todos me passaram nessa última convocação”, explicou.

Antes da primeira ida à seleção, Menino chegou a fazer treinos específicos de posicionamento na lateral. Tite considera que o palmeirense, ao jogar na defesa, tem a capacidade de ajudar na articulação de jogadas também por dentro, uma característica importante no seu esquema na seleção. Daniel Alves joga desta forma, mas não foi convocado desta vez, mesmo recuperado de lesão. O técnico preferiu manter a dupla Danilo e Menino, que desconversou sobre desbancar o camisa 10 do São Paulo.

“É difícil falar em disputa com um jogador específico, pois no Brasil há muitos jogadores de qualidade, muitos poderiam estar na seleção brasileira. Esses jogadores com certeza são jogadores nos quais eu me espelho, e com isso procuro evoluir. Quem escolhe é o treinador, e espero poder seguir fazendo o meu trabalho no clube para ter espaço na seleção brasileira”, respondeu.

Gabriel vai se apresentar à seleção novamente com Weverton, goleiro do Palmeiras. O camisa 1 é figura mais recorrente nas convocações e prometeu divulgar o vídeo do trote do “lateral-meio-campista”, agora que ele já está mais à vontade na seleção.

“Sobre o trote, sem comentários (risos). É uma brincadeira saudável, que ajuda a quebrar o gelo, a entrosar mais o grupo. Se divulgarem, vocês vão ver como foi (risos). O Weverton é um grande líder no Palmeiras, já conquistou os Jogos Olímpicos pela seleção brasileira, é um espelho para os mais jovens. Eu procuro sempre ouvir os mais velhos e, certamente, poder contar com a amizade e a ajuda do Weverton faz toda diferença nesse momento”, concluiu.

Fonte: UOL