O primeiro gol de Gabriel Menino como jogador profissional não poderia ter sabor mais especial. Além de ser em uma partida de Libertadores – diante do Bolívar-BOL, fora de casa, onde nenhuma outra equipe brasileira havia vencido o adversário nos últimos 37 anos –, a jogada foi uma verdadeira pintura! De longa distância, de fora da área, o jovem destaque oriundo da base palmeirense (integrado ao time no início desta temporada) chutou com precisão e acertou o ângulo do goleiro Rojas, à la Cleiton Xavier, na Libertadores de 2009, diante do Colo-Colo-CHI.

A bola na rede, de quebra, fez com que Menino se tornasse o segundo jogador mais jovem a balançar as redes adversárias pelo Palmeiras na principal competição das Américas, pois o tento saiu no exato dia em que o jogador possui 19 anos, 11 meses, e 16 dias. O recorde dentre os alviverdes segue sendo de Gabriel Jesus, com 18 anos, 10 meses e 13 dias, marcado no dia 16/02/2016, no empate por 2 a 2 diante do River Plate-URU, também em duelo fora de casa.

Menino é a #CriadaAcademia com mais jogos neste ano (25, contra 22 de Patrick) e com a maior sequência como titular (últimas 14 partidas). O camisa 25 também iniciou a partida desta noite como o segundo jogador que mais dribla na temporada, com 14 fintas completas, atrás apenas de Zé Rafael, com 16 – em seguida, vêm Willian, com 13, Wesley, com 11, e Rony, com nove – e o segundo que mais proporciona chutes a gol com 25 assistências para finalizações, atrás apenas de Lucas Lima, com 32 (números do Footstats, que não inclui os passes que resultaram em gol) – completam o top 10: Willian (24), Marcos Rocha (24), Luiz Adriano (21), Zé Rafael (20), Gabriel Veron (18), Bruno Henrique (16), Patrick de Paula (16) e Rony (14).

Aos 19 anos de idade, o Gabriel Menino tem a polivalência como característica, tanto que já foi utilizado por Vanderlei Luxemburgo em todas as posições do meio-campo e como lateral-direito – inclusive, foi atuando como ala na reta final do jogo contra o RB Bragantino que ele fez o cruzamento para o gol de Veron, tornando-se, assim, um dos garçons do time no Brasileiro, com duas assistências, ao lado de Willian – em seguida, vêm Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Gustavo Gómez, Gabriel Veron e Wesley, com uma. No total do ano, é o segundo em assistências ao lado de Zé Rafael, Marcos Rocha, Rony e Dudu, todos com três passes a gol, e atrás só de Willian, com quatro – as outras duas dele foram para Gustavo Gómez, contra o Mirassol, pelo Paulista, e contra o Goiás, pelo Brasileiro, ambas no Allianz Parque.

Fonte: Site oficial do Palmeiras

Foto: Cesar Greco