Gabriel Menino comemorou o título do Campeonato Paulista 2020 no sábado (8), após o Palmeiras ganhar do Corinthians, nos pênaltis, na decisão do estadual. É a primeira conquista no time profissional do jovem meio-campista de apenas 19 anos, que, na base, vinha de um bicampeonato na competição no sub-20.

Multicampeão, ele subiu para o profissional neste ano e já chamou a atenção no título da Florida Cup. No Paulistão, foram 12 jogos, sendo presença constante no time titular, atuando no meio-campo ou na lateral direita.

O duelo do sábado (08) marcou a volta de Felipe Melo na zaga e Zé Rafael como titular na ponta-esquerda – o camisa 11 Rony, como habitualmente vinha sendo, não figurou dentre os titulares nesta decisão. Essas foram as principais mudanças no time de Vanderlei Luxemburgo.

Com isso, o Palmeiras foi a campo com Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Felipe Melo e Viña; Patrick de Paula, Gabriel Menino e Ramires; Willian, Luiz Adriano e Zé Rafael.

Com um primeiro tempo lento, poucas chances foram criadas para ambos os lados. A principal delas, porém, favoreceu o lado palmeirense, com Willian, logo nos minutos iniciais, que obrigou Cássio a fazer boa intervenção.

No segundo tempo, logo aos três minutos, Luiz Adriano abriu a contagem de cabeça, após ótimo cruzamento do lateral-esquerdo uruguaio Matías Viña e, com isso, o Alviverde passou a levar vantagem.

Com a maior parte do tempo sob a posse de bola, o time de Luxemburgo não se encolheu diante das movimentações corintianas e seguiu atacando o rival.

Nos minutos finais, certa pressão tomou conta do Allianz Parque vazio – um gol, àquela altura, levaria o jogo para os penais, e era tudo o que o Palmeiras não queria. No entanto, foi exatamente o que aconteceu: o Alvinegro sofreu pênalti aos 50 minutos do segundo tempo, na última bola do jogo e Jô converteu (Weverton ainda tocou na pelota).

Na primeira cobrança, Weverton defendeu o chute de Michel (Palmeiras 0x0 Corinthians). Bruno Henrique foi para a primeira do Palmeiras e Cássio pegou (Palmeiras 0x0 Corinthians). Na segunda cobrança do Corinthians, Danilo Avelar bateu e não deu para Weverton (Palmeiras 0x1 Corinthians). Na segunda do Palmeiras, Raphael Veiga foi para a bola e bateu de canhota, sem chance para Cássio (Palmeiras 1×1 Corinthians). A terceira cobrança do Corinthians foi de Cantillo, que bateu e Weverton defendeu (Palmeiras 1×1 Corinthians). Gustavo Scarpa bateu e marcou (Palmeiras 2×1 Corinthians). Sidcley bateu o quarto do Alvinegro e converteu (Palmeiras 2×2 Corinthians). Na quarta do Verdão, Lucas Lima bateu de canhota e converteu (Palmeiras 3×2 Corinthians). Jô foi bater a quinta do Corinthians e marcou, dando uma sobrevida ao Alvinegro. Se perdesse, acabaria; mas fez (Palmeiras 3×3 Corinthians). O gol do título coube a Patrick de Paula bater: ele partiu para a bola, fez e o Palmeiras foi campeão paulista de 2020! (Palmeiras 4×3 Corinthians).

Fonte: Site oficial do Palmeiras