Neste ano, Vanderlei Luxemburgo retornou ao Palmeiras com a ideia de desenvolver um olhar mais perspicaz à base alviverde. E o fez: de lá, destacou Gabriel Menino, de apenas 19 anos, e o promoveu ao elenco profissional do clube para se tornar peça importante à equipe.

Com contrato até o final de 2024 – o vínculo iria até 2023, mas foi estendido já em sua primeira temporada -, o jovem atleta já havia atuado no time Sub-17 do Palmeiras e conquistado o título inédito da Copa do Brasil. Além disso, no ano passado, também foi convocado para seleção brasileira da categoria Sub-20, chegando a disputar o Sul-Americano de 2019. Agora, Menino vê sua subida como mais um passo de evolução:

Eu acho que tudo o que aconteceu quando subi pro profissional aconteceu muito rápido. Não esperava jogar clássicos, ser titular de cara. Vou continuar trabalhando muito pra que eu ganhe meu espaço no time titular”, disse, em entrevista exclusiva ao Esporte Interativo.

A primeira temporada no elenco principal foi iniciada com o pé direito. De sete jogos em que disputou, o atual camisa 25 foi titular em cinco deles – inclusive contra o Tigre, pela Libertadores. Uma realização que cultivava desde pequeno.

A Libertadores é maravilhosa. Um sonho de criança que eu via pela TV, via como era a emoção e grandeza desse campeonato. Quando entrei em campo, eu falei: ‘é minha hora’. Graças a Deus, eu e minha equipe saímos vitoriosos”, contou.

Mas não só de pé direito Gabriel Menino começou: embora seja conhecido por atuar como primeiro ou segundo volante, ele também experimentou jogar pela lateral direita do campo. Após Marcos Rocha e Mayke se lesionarem, Menino foi a alternativa pensada por Vanderlei Luxemburgo.

Gosto mais de jogar no meio, de primeiro ou segundo volante. É ali que eu me sinto bem. Desde a base, até agora, é minha posição atual. Quando o professor precisar de mim, vou estar à disposição, dar o melhor pra onde ele me colocar e precisar.”

Bruno Ulivieri/AGIF
De sete jogos disputados, Menino foi titular em cinco

Inclusive, o trabalho com o professor tem sido positivo. O técnico já demonstrou depositar todas suas fichas na capacidade dos jogadores recém-chegados – que também se conhecem e ajudam uns aos outros na adaptação ao elenco, segundo Menino. E tanto para a torcida, como para o volante do Verdão, isso é bem claro:

O professor nos cobra muito. No jogo da Libertadores e contra o Santos, ele me chamou antes me deu conselhos, disse o que eu deveria fazer num time grande, que eu devo soltar, ser eu mesmo. Ele dará total confiança e liberdade pra todo mundo fazer o que quiser, mas com responsabilidade“, explicou.

Eu coloquei o Gabriel, ele pegou o gostinho, todo mundo falou bem, aí tirei, coloquei o Patrick. É por aí que se lança menino. Se tiver 16 anos e soube jogar bola, tenho problema nenhum em botar ele, prefiro colocar ele do que um mais velho que não joga nada”, disse Vanderlei Luxemburgo, após vitória de 3 a 1 sobre o Mirassol, pela sexta rodada do Paulista.

Os treinos em São Paulo podem voltar nos próximas dias. O Palmeiras é líder do grupo B na Libertadores e vice no Campeonato Paulista, atrás do Santo André. A paralisação dos treinos presenciais e jogos por conta do novo coronavírus quebraram a rotina e campanha do clube; porém, também trouxe mais foco para reapresentar a capacidade que tem para ir longe, como diz Gabriel Menino:

Acho que nossa volta vai ser muito boa. Vamos focar mais ainda porque agora vai ser jogo atrás de jogo. Tenho certeza que nosso objetivo esse ano, se tivermos todos os campeonatos, vamos disputar para ganhar todos. Dar alegria pra nós e para nossa torcida”, finaliza.

Fonte: Esporte Interativo