Separados pela zona central do campo, Alisson e Everton ocupam os lados direito e esquerdo do ataque do Grêmio, respectivamente. Apesar de parecer distante, a dupla tem se encontrado bastante nos últimos tempos. Renato Gaúcho tem nesta dobradinha sua principal arma ofensiva no momento.
Os dois afinam a parceria a cada jogo. Na goleada sobre o Cruzeiro, Everton serviu a Alisson no segundo gol. Na classificação à semi da Libertadores, na virada sobre o Palmeiras, Alisson foi o garçom do Cebolinha. Mas depois viu a bola se oferecer para ele balançar as redes após jogada individual do companheiro.
Alisson é o principal assistente de Everton na temporada. Tem quatro passes para gols do parceiro. Já a situação contrária aconteceu apenas uma vez, no último domingo, quando Everton ajeitou para Alisson balançar as redes.
A dobradinha do Grêmio
- Everton: 15 gols e 4 assistências; 1 passe para gol de Alisson
- Alisson: 5 gols e 7 assistências; 4 passes para gols de Everton
Além de Cruzeiro e Palmeiras, a dobradinha funcionou nos jogos com Ceará, Fluminense e Libertad, todos antes da parada para a Copa América.
Alisson e Everton são os jogadores abertos do sistema ofensivo gremista, agora com Diego Tardelli centralizado. No entanto, Renato orienta uma movimentação destes atacantes de lado para dentro. Ambos têm liberdade para circular pela zona central, enquanto o centroavante procura abrir espaços às costas da defesa. Por isso, se encontram constantemente para tabelas.
Além disso, a capacidade de Alisson na bola parada ajuda. Foi assim o gol de empate contra o Palmeiras, quando ele alçou a bola na área em cobrança de falta e Everton surgiu às costas da marcação para fazer o gol.
Fonte: Ge.com