Com passagens por vários clubes no Brasil, o atacante Willian José tem vivido seus melhores momentos na carreira na Europa. Aos 27 anos, o centroavante vai para sua quarta temporada na Real Sociedad e é um dos principais jogadores da equipe. O LANCE! conversou com o atleta que falou sobre as temporadas no time espanhol, o bom desempenho contra os gigantes e uma possível volta à Seleção Brasileira.

Trajetória até a Sociedad
Revelado nas categorias de base do Barueri, Willian José se destacou no Brasileirão de 2010 e um ano seguinte foi contratado pelo São Paulo. Ainda no Brasil, o atacante também atuou por Santos e Grêmio antes de ser negociado para o Real Madrid. Assim que chegou aos merengues, em 2013, o brasileiro foi para o RM Castilla, fez bons jogos, mas acabou atuando apenas uma vez como profissional do clube de Madri.

Depois da passagem pelo Real, Willian José ainda atuou por Zaragoza e Las Palmas. Em ambas, o brasileiro teve bom desempenho e chamou a atenção da Real Sociedad, que o comprou em definitivo em 2016. Desde então, o jogador faz ótimas temporadas e na última marcou 11 gols, em 34 partidas, sendo oito dos tentos feitos no primeiro semestre de 2019. Na atual época, o atleta ainda contribuiu com cinco assistências.

– Fico muito feliz por este momento, por ter terminado bem a temporada, mas ao mesmo tempo já penso na próxima. Penso sempre em buscar mais, em fazer mais gols e ajudar a minha equipe. Foi uma fase bem importante e de muita confiança – disse Willian José, que aproveitou para projetar a próxima temporada no time espanhol:

– Procuro não colocar números, mas sim metas. As metas são sempre ser melhor do que nas últimas temporadas e consequentemente fazer com que minha equipe seja melhor também. Procuro sempre valorizar o coletivo, pois no futebol ninguém faz nada sozinho. Quero sempre mais gols, mais assistências e poder brigar nas primeiras posições – falou o atleta, que tem vínculo com a Sociedad até 2024.

Bons números contra os gigantes
Assim como na última temporada, as duas primeiras épocas do atacante na Sociedad também foram muito boas. Na primeira, de 2016/17, Willian José marcou 14 gols em 34 partidas e ainda somou cinco assistências. Na segunda, de 2017/18, o centroavante balançou as redes 20 vezes em 40 jogos, contribuindo com quatro assistências. Com mais de 100 jogos pela Sociedad e 45 gols marcados, o jogador falou de sua relação com o clube.

– Tenho contrato aqui por muito tempo, o carinho de todos no clube e dos torcedores é algo que me deixa muito feliz e estou tranquilo. Sabemos que algumas situações acontecem, mas isso deixo para a diretoria e para o meu empresário. Se for algo bom para todos os lados, vamos sentar e conversar. Mas é algo que não fico pensando, até pelas boas temporadas que fiz e por me sentir muito à vontade aqui – explicou Willian José ao L!

Outra estatística positiva do brasileiro é o aproveitamento contra os gigantes da Espanha. Desde que chegou na Espanha, o atacante encarou os três principais clubes do país 23 vezes, sendo oito jogos contra Atlético de Madrid e Barcelona, e sete contra o Real de Madrid. Contra os catalães, Willian José já balançou as redes quatro vezes, uma a menos quando se comparado aos colchoneros. No duelo contra os merengues, o atleta já deixou sua marca duas vezes.

– Com certeza enfrentar os grandes é algo especial, pois são jogos que todos param para ver. Tem aquela sensação diferente, mesmo muitas vezes valendo os mesmos três pontos de outras partidas. Fico feliz com meu desempenho e espero melhorar ainda mais nesta próxima temporada – comemorou o jogador de 27 anos, que também soma quatro assistências no duelo contra os gigantes.

Volta ao Brasil e convocação para a Seleção
Os bons momentos de Willian José com a camisa do time espanhol levaram o jogador a uma convocação para a Seleção Brasileira em 2018. Às vésperas da Copa do Mundo, Tite chamou o atacante para participar dos últimos amistosos da equipe antes do início do Mundial. No entanto, o jogador, que já havia vestido a amarelinha nas seleções de base, não entrou em campo. O atleta comentou sobre uma possível volta à equipe.

– Não fico pensando nisso como um objetivo, até para não criar expectativa e pressão. É sonho de todo jogador servir o seu país, mas para isso preciso estar bem no clube, fazer o máximo por ele. Vou trabalhar duro aqui para fazer o meu melhor e, se houver uma convocação, estarei à disposição e muito motivado sempre – disse o jogador, que aproveitou para afirmar que não pensa em retornar ao futebol brasileiro no momento.

– No momento minha cabeça está toda voltada para a Europa. Vou para minha sétima temporada aqui, a quarta no Real Sociedad. Estou totalmente adaptado aqui, uma cultura muito bonita, uma cidade espetacular e pessoas que valorizam o atleta. Não penso em voltar ao Brasil, isso pode ser algo para mais para frente ou até não acontecer. O que posso dizer que estou muito contente aqui e motivado a cada vez crescer mais dentro e fora de campo – encerrou o atacante.

Fonte: Lance!