Rodrygo falou pela última vez como jogador do Santos, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. O atacante de 18 anos encerra sua passagem pelo Peixe quase um ano depois de assinar contrato com o Real Madrid, clube que defenderá a partir do segundo semestre. Bastante emocionado, ele agradeceu ao clube e disse que sentirá falta de todos.

– Estava me segurando para não chorar. É um momento que passa todo o filme desde que cheguei aqui até a realização do sonho que é jogar no maior clube do mundo, o Real Madrid. Agradeço ao torcedor, a todos que eu conheci, limpeza, cozinha, diretores. Agradeço ao professor Luciano, meu professor na base, Elano, que me subiu, todos os técnicos do profissional. Não vou falar muito, não gosto de ficar chorando na frente de todo mundo. Estou muito emocionado e quero dizer para todo torcedor santista que vou sentir muita saudade e vou levar o Santos sempre no meu coração – afirmou Rodrygo.

Apesar da timidez e de falar pouco, o atacante arriscou até uma resposta em espanhol ao ser questionado na coletiva por um jornalista do exterior.

– Espero as melhores coisas possíveis. Creio que minha apresentação será um grande sonho – projetou o garoto, que concedeu entrevista ao lado do pai, Eric.

A despedida foi, de certa forma, melancólica, já que Rodrygo passou os últimos dias apenas treinando – ele não pôde ser utilizado pelo técnico Jorge Sampaoli nos últimos três jogos e também está fora do clássico contra o Corinthians, nesta quarta-feira, por conta de um imbróglio entre Santos e CBF.

A última partida de Rodrygo pelo Santos ocorreu no dia 26 de maio, sem a confirmação de que era sua despedida por causa da não desconvocação da seleção olímpica. Desde então, o Peixe vinha tentando liberá-lo, mas sem sucesso.

– Hoje é um dia alegre, mas ao mesmo tempo triste. É a despedida do Rodrygo. Não fosse a CBF ser ditadora, em algo que ela não poderia ser, porque os clubes fazem a CBF, que tem de entender o problema dos clubes e entender o desconforto. O Santos foi eliminado da Copa do Brasil, não queremos fugir da responsabilidade, mas tivemos a baixa de três jogadores, um deles o melhor: o Rodrygo. Fez com que a gente entrasse mais fraco em campo. Ela nos deu prejuízo técnico e financeiro – afirmou o presidente José Carlos Peres na coletiva, que ainda prometeu uma imagem de Rodrygo ao lado de craques históricos do clube nos muros do CT Rei Pelé.

Mais tarde, Peres voltou a falar sobre a tentativa de desconvocar Rodrygo da seleção sub-23 que disputa o Torneio de Toulon, na França.

– Ele não está proibido de jogar. A gente não pode colocar e correr um risco que é ruim para o clube e para o jogador. Toda decisão é em conjunto. Era uma seleção sub-23. O Rodrygo é jogador de time A. O Tite tem de convocar. Lá na Europa ele vai ser convocado. Jogador que joga no Brasil não é convocado. Tem jogador bom aqui no país que pode mesclar. Isso não vai acontecer nunca. A CBF não responde para a gente o que vai acontecer se colocarmos o Rodrygo em campo. Achamos que foi uma injustiça muito grande. Será que é uma escadinha para chegar no time A? Ele não é da base mais. Ele joga no profissional do Santos, que é uma das equipes, junto com o Botafogo, foram as equipes que fizeram o futebol.

Em contrapartida, no intervalo do clássico desta quarta, Rodrygo receberá uma homenagem do Santos, clube que o revelou para o futebol. Na entrevista, ele foi presenteado com uma camisa autografada por todos os jogadores do elenco.

– É difícil falar, escolher um momento. Isso não tem preço, sair daqui pela porta da frente, ter feito de tudo pelo clube. Isso é o que fica. Feliz por sair com o carinho de todos e todos gostando de mim – disse o atacante.

Rodrygo garante que não se sente frustrado por não ter conseguido dar um título ao Santos na breve passagem pela equipe profissional.

– O carinho de todos é muito importante. Dei meu máximo em tudo. Se não pude conquistar o título, não vou sair frustrado por isso. Consegui ajudar o Santos de uma forma muito grande, não querendo me gabar, mas esse foi um dos maiores títulos que dei para o Santos.

A história de Rodrygo no Santos

Rodrygo foi promovido ao elenco profissional do Santos em novembro de 2017, pelo ex-jogador e então técnico interino Elano. Em 2018, se firmou como titular rapidamente sob os comandos primeiro de Jair Ventura e depois de Cuca.

A data da apresentação de Rodrygo ao Real Madrid ainda não está definida, mas o jovem terá um período de descanso durante a parada para a Copa América antes de se juntar ao gigante espanhol.

Rodrygo foi vendido ao Real Madrid em junho do ano passado, por 45 milhões de euros (R$ 193 milhões, na cotação da época), dos quais o Peixe recebeu 80% (R$ 172 milhões). O Menino da Vila se apresenta ao gigante espanhol no início do próximo mês.

Números de Rodrygo pelo Santos:

Total

80 jogos oficiais

  • 17 gols
  • 8 assistências

2017 (promovido em novembro)

2 jogos oficiais

2018

58 jogos oficiais

  • 12 gols
  • 4 assistências

2019

20 jogos oficiais

  • 5 gols
  • 4 assistências

Títulos conquistados no Santos

  • Copa Zico (sub-15) – Santos (2016)
  • Campeonato Paulista Sub-13 – Santos (2014)
  • Campeonato Paulista Sub-11 – Santos (2011)

Conquistas individuais de Rodrygo

  • Convocação Seleção Brasileira Sub-20 (Sul-Americano 2019)
  • Convocação Seleção Brasileira Sub-20 (2018)
  • Revelação – Campeonato Paulista – Santos (2018)
  • Convocação Seleção Brasileira Sub-17 (Período de treinos – 2017)
  • Convocação Seleção Brasileira Sub-17 (Torneio de Montaigu-FRA – 2017)
  • Melhor Jogador – Copa Zico – Santos (2016)
  • Melhor Jogador – Copa Nike – Santos (2015)
  • Artilheiro – Campeonato Paulista Sub-13 – Santos (2014)
  • Artilheiro – Campeonato Paulista Sub-11 – Santos (2011)

Fonte: Globoesporte.com