No duelo em Salvador, diante do Vitória, na última quarta-feira (8), o técnico Alberto Valentim colocou após o intervalo o jovem atacante Fernando, destaque das categorias de base do Palmeiras. Foi sua primeira chance nos profissionais do Verdão. Já neste sábado (11), o garoto voltou ao Sub-20 e participou como titular da vitória da equipe por 2 a 0 sobre o Novorizontino, pela semifinal do Paulistão.

Antes de estrear como profissional, o site do Globo Esporte fez uma reportagem sobre Fernando. Confira:

Relacionado para enfrentar o Vitória, nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), em Salvador, Fernando fez sua primeira viagem na companhia do time profissional do Palmeiras. Aos 18 anos, o atacante do sub-20 é o nome das divisões de base mais comentado no clube.

Não à toa. Do início de setembro – quando completou uma atividade na equipe de cima na Academia de Futebol e deu trabalho a medalhões – para cá, o mineiro contratado pelo clube na temporada passada tem dado saltos importantes em seu início de carreira.

Listamos oito fatos que confirmam sua ascensão:

1. Em 5 de setembro, escalado pelo técnico Cuca na ponta direita do time reserva, ele travou (e ganhou alguns) duelos com Michel Bastos e Egídio, mostrando velocidade e bons dribles.

2. Nos dias seguintes, em conversas informais, membros da comissão técnica se disseram muito satisfeitos e animados com o desempenho do garoto nas atividades com os profissionais.

3. Pouco mais de um mês depois, quando a seleção brasileira usou a Academia de Futebol antes da partida contra o Chile, Fernando foi chamado para completar os trabalhos comandados por Tite.

4. Fotografia com Neymar: essa não poderia faltar, claro. Com o mesmo uniforme de treino, o atacante registrou o momento ao lado do ídolo, atualmente jogador do Paris Saint-Germain, no vestiário do centro de treinamento palmeirense.

5. Antes do fim do mês, ele foi procurado pela diretoria para prolongar seu contrato. No clube desde o ano passado, depois de se destacar pela AMDH (Associação Mineira de Desenvolvimento Humano) na Taça BH, o garoto estendeu seu vínculo até o fim de 2022.

6. Na última semana, ele também prorrogou, com melhores condições, um contrato próprio com uma marca de material esportivo.

7. O gol da vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, que selou a classificação do time sub-20 à semifinal do Campeonato Paulista, na sexta-feira passada, foi dele. Ao todo, ele balançou a rede 13 vezes e é o artilheiro do Palmeiras na competição, ao lado de Léo Passos.

8. Na última terça-feira, Fernando foi o primeiro jogador a ir a campo na Academia de Futebol, o único sub-20. Participou de treino (posteriormente fechado à imprensa) e viajou pela primeira vez como profissional.

Fonte: Globoesporte.com