Os elencos profissionais estão de férias e 2024 ainda está dando seus primeiros passos, mas o início de ano é tradicionalmente agitado para as categorias de base. Começa já hoje a 54ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio mais importante do país para jogadores com menos de 21 anos. A decisão, como de costume, será no dia 25, aniversário da capital paulista.

Em 2024, a Copinha mantém seu formato das últimas temporadas, com 128 clubes participantes. Na primeira fase, elas se dividem em 32 grupos com quatro times, onde todos se enfrentam uma vez, e os dois primeiros avançam. A partir daí, o mata-mata vai se afunilando até a final. O campeão precisa superar seis jogos eliminatórios.

A Copinha é conhecida por colocar frente a frente os clubes mais tradicionais do país e equipes desconhecidas da maioria dos torcedores, como Serra Branca-PB, Santa Cruz de Riachuelo-SE, Sfera-SP e Ibrachina-SP, para citar apenas alguns.

O Rio de Janeiro será representado por sete times nesta edição. Além dos quatro grandes (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), também participarão Bangu, Madureira e Portuguesa, que será a primeira a entrar em campo, hoje, às 17h, contra o Catanduva-SP.

Entre os grandes, o Botafogo será o primeiro a estrear, também hoje, às 21h30, contra o Tiradentes-PI, em Franca-SP. O alvinegro ainda busca seu primeiro título da Copinha — o melhor desempenho foi o vice-campeonato em 1971.

Além dos piauienses, o Botafogo, que relacionou 30 jogadores, terá como adversários os paulistas Francana e Rio Claro.

O técnico será Eduardo Oliveira, de 41 anos e que estava no comando do sub-20 do Atlético-MG, mas iniciou sua carreira de treinador no Botafogo, entre 2012 e 2015, quando comandou a categoria sub-14. Após passar pela base do Fluminense e acumular uma experiência como auxiliar do profissional do Cuiabá, seu retorno foi anunciado em setembro passado.

O nome que mais chama atenção no elenco é Bernardo Valim.

Nascido em janeiro de 2006, o meia de 17 anos está no clube desde 2017, e treinou até com o elenco principal, quando Luís Castro era o treinador. Em agosto de 2022, ele assinou contrato profissional, válido até julho de 2025.

No último ano, a joia alvinegra deu o salto do sub-17 para o sub-20. Acumulando passagens pelas seleções brasileiras de base, fez parte do grupo que venceu o último Sul-Americano sub-17.

Fonte: O Globo