De volta ao Brasil depois de 12 anos na Europa para defender a Ponte Preta na Série B do Brasileiro, o lateral-esquerdo Gabriel Silva espera utilizar a bagagem adquirida nas passagens por Itália, Espanha e França para acelerar a adaptação ao futebol brasileiro.

– Encaro com muita expectativa esse meu retorno ao Brasil depois de tanto tempo fora. É voltar ao modo brasileiro. Estou feliz e motivado para dar o meu melhor. Volto com a experiência de ter passado por três países diferentes, cada um com uma cultura e um jeito de jogar futebol. A Itália é mais tático, a Espanha já é mais jogado, e a França com mais contato físico.

Gabriel Silva na primeira entrevista como jogador da Ponte — Foto: EPTV

Gabriel Silva na primeira entrevista como jogador da Ponte — Foto: EPTV

Ele também projeta diferenças entre o perfil de jogo da Série B ao que é disputado na elite nacional:

– Sei das dificuldades que posso enfrentar na Série B. Não é como a Série A. É um futebol diferente, mais pegado. Vou tentar me adaptar o mais rápido possível.

O acerto com a Ponte também deixa Gabriel Silva novamente próximo de suas raízes, uma vez que é natural de Piracicaba e estará ao lado da família depois de mais de uma década separados pelo Oceano Atlântico.

– Toda família ficou feliz pela minha volta. Estou do lado de casa agora. É algo que para mim é maravilhoso. Vejo como uma nova oportunidade. Estou em um clube de camisa muito pesada, de muita tradição.

De um lateral mais ofensivo quando saiu do Palmeiras, aos 20 anos, Gabriel Silva, hoje aos 32, acredita que encontrou o equilíbrio devido ao aprendizado defensivo que teve durante a carreira na Europa.

– Antes de sair do Brasil, era um lateral que atacava mais, até pela nossa cultura. Depois que cheguei na Europa, trabalharam muito a fase defensiva. Hoje posso dizer que tenho um equilíbrio.

Sobre a condição para estrear (a documentação já está regularizada), Gabriel Silva admitiu que ainda precisa trabalhar um pouco mais a parte física, já que está sem atuar oficialmente desde novembro de 2022, quando ainda defendia o Saint-Étienne (França), mas que se considera “mentalmente” pronto caso o time precise dele.

– Fisicamente a gente vem treinando pesado nesta semana com preparadores físicos, também vinha mantendo a forma sem clube, mas não é igual. Então, pouco a pouco, estou podendo chegar à minha forma física ideal. Mentalmente, que é o mais importante, eu me sinto preparado. É conversar até onde eu posso estar pronto, mas na minha cabeça estou pronto.

Gabriel Silva foi uma das quatro contratações que a Ponte fez durante a janela de transferências para tentar reagir na Série B. Também chegaram os atacantes André e Igor Torres e o meia Lucas Nathan.

Sem vencer há cinco rodadas, a Ponte tem 23 pontos e volta a campo no domingo, contra a Chapecoense, às 15h30, no Majestoso.

Fonte GE