Um jogador brasileiro chamou a atenção de Pep Guardiola durante a pré-temporada doManchester City no Japão. Não, não se trata de Ederson ou nenhuma outra estrela dos gigantes europeus. O atleta em questão foi revelado pelo Cruzeiro, passou pelo Bahia, é ídolo na Ásia e conseguiu a proeza de vencer Kyle Walker na velocidade.

No último domingo (23), o Manchester City realizou sua primeira partida no tour pelo Japão para preparação da temporada. A equipe venceu por 5 a 3, mas teve dificuldades para superar o Yokohama Marinos, que contava com uma legião de brasileiros.

Um dos jogadores a representar a bandeira verde-amarela foi o ponta-esquerda Élber, ex-Cruzeiro e que joga no futebol japonês há três anos anos. O atleta arrancou elogios de Pep Guardiola por conta de sua rapidez e foi um dos assuntos na entrevista coletiva após a partida.

–O ponta… o ritmo que ele tem, como ele é rápido! Ele, inclusive, venceu Kyle Walker, o que é quase impossível. Eles (Yokohama Marinos) são muito bons. Eu fiquei impressionado com o ponta-esquerda, ele é tão rápido, tão ágil. Tem muita qualidade–, destacou o espanhol.

Élber esteve espetado pelo lado esquerdo do campo até os 28 minutos do segundo tempo, quando foi substituído. Ele levou a melhor em um duelo individual com Kyle Walker, considerado por Neymar e outros atacantes como o defensor mais difícil de se enfrentar no mundo.

Walker Elber City
Élber contra Walker no jogo de Manchester City e Yokohama Marinos – Foto: Divulgação/Yokohama Marinos

À PL Brasil, Élber comentou como foi ouvir as palavras positivas de Pep Guardiola. O brasileiro definiu o técnico do Manchester City e se mostrou feliz com a conquista simbólica.

Me senti honrado. O Guardiola é o melhor treinador do mundo e com certeza está entre os melhores treinadores da história o futebol. Saber que fazendo meu trabalho eu despertei a atenção dele é muito satisfatório. Fico feliz por ser elogiado por ele–, comentou.

A partida foi extremamente disputada. O Yokohama abriu 2 a 0 no placar, mas o Manchester City correu atrás e virou o placar para 5 a 3, com dois gols de Erling Haaland. Élber ficou satisfeito com a exibição da equipe a oportunidade de duelar contra o atual campeão da Champions League.

–A experiência foi muito boa e importante. Não é sempre que o City vem ao Japão. Poder jogar contra eles é um sonho, para mim e para os outros jogadores. O saldo foi positivo. É o melhor time do mundo com o melhor treinador do mundo Foi um bom jogo, apesar de ser um amistoso. Nenhuma equipe ali queria perder–, avaliou o brasileiro

Além do ponta, os brasileiros Marco Junior (ex-Fluminense), Eduardo (ex-Inter), Yan Matheus (ex-Palmeiras) e Anderson Lopes (ex-Athletico), que inclusive marcou um gol contra o Manchester City, estiveram em campo pelo Yokohama Marinos.

Elber Manchester City
Élber pelo Yokohama Marinos – Foto: Icon Sport

Cria do Cruzeiro e ídolo no Japão

Élber tem uma passagem de sucesso pelo futebol japonês. O meia-atacante de 31 anos defende o Yokohama Marinos desde 2021, quando deixou o Bahia. O brasileiro se tornou um dos principais jogadores da equipe e acumula títulos importantes e bons números pelo clube.

  • 100 jogos
  • 24 gols
  • 22 assistências
  • 2 títulos (Campeonato Japonês e Supercopa do Japão)

O jogador começou sua carreira nas divisões de base do Cruzeiro, após surgir como uma grande promessa. Pela Raposa, venceu um Brasileirão e uma Copa do Brasil e fez 133 jogos. Após empréstimos a Coritiba e Sport, Élber foi negociado com Bahia, onde atuou por três temporadas e entrou em campo 152 vezes.

Fonte: PL Brasil