Com a lesão de Zé Rafael, Abel Ferreira decidiu adaptar Gabriel Menino como primeiro volante no Palmeiras. A posição não chega a ser uma novidade para o camisa 25, que começou o ano mais recuado e depois inverteu de posição com Zé.

E a tendência é de que ele jogue novamente assim neste domingo, contra o Athletico, às 16h (de Brasília), na Ligga Arena, pela 13ª rodada do Brasileirão. O jogo será transmitido pela TV Globo e terá o relato em tempo real no ge.

Depois da boa atuação na goleada por 4 a 0 sobre o Bolívar, da Bolívia, no Allianz Parque, que deu ao Verdão a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, Menino explicou quais as vantagens de atuar à frente da defesa.

– O Abel já me disse que enquanto o Zé estiver fora, vou jogar um pouco recuado. Mas não tem nenhum problema, você toca mais na bola, faz o time jogar mais. Você quem controla o ritmo como volante. Eu me sinto bem, não fico preso, às vezes o Richard (Ríos) fica um pouco para eu chegar um pouco no ataque. Eu me sinto bem, sei que vou dar meu melhor, o que importa é a vitória com a equipe.

Gabriel Menino durante a partida entre Palmeiras e Bolívar — Foto: Cesar Greco

Gabriel Menino durante a partida entre Palmeiras e Bolívar — Foto: Cesar Greco

Após a goleada do Palmeiras, Abel relatou sua conversa com Menino, em que avisou que o volante naquele jogo não faria gol – ele, porém, ainda teve duas finalizações no jogo, incluindo uma bem perigosa de fora da área.

Mas suas principais estatísticas no jogo foram defensivas (seis desarmes, líder da equipe) e no número de passes (80, o segundo no quesito, atrás apenas de Gustavo Gómez, com 87).

Diante da venda de Danilo para o Nottingham Forest, da Inglaterra, Abel começou a temporada com Gabriel Menino como 5 e Zé Rafael como 8. No decorrer dos jogos, inverteu a dupla.

Com Zé Rafael e Jailson no departamento médico, o primeiro volante à disposição era Fabinho, mas o português preferiu readaptar Menino para colocar Richard Ríos no último jogo.

– Já fiz esta função com o Abel, eu sei um pouco dela. No começo com o Zé como dupla de volantes, quem era mais o 5 era eu e depois fui evoluindo para um 8, segundo volante. Sei bem a posição e me sinto muito bem, também – acrescentou.

O camisa 25 é o atleta com mais jogos na temporada do Palmeiras: 37 dos 40 disputados, sendo 30 como titular. A explicação para isso está na mudança de mentalidade.

– Aprendi a ser um atleta de futebol. Eu me cuido, 100% de prioridade com meu corpo, estou deixando de comer muitas coisas, estou deixando de fazer muitas coisas. Em casa, na folga, quem me segue vê que estou treinando, fazendo gelo, recovery, para entregar o melhor para o time – detalhou.

– Estou me sentindo bem, mais leve, muito preparado. Sabia como este ano ia ser difícil pelo calendário. Na Data Fifa já sentimos falta da pressão, da tensão dos jogos (risos) . Está sendo bom, dando 100% de prioridade ao meu corpo – completou.

A goleada na quinta-feira teve papel importante além de garantir a melhor campanha da Libertadores: encerrou uma série de duas derrotas seguidas.

O Verdão veio de tropeços contra Bahia e Botafogo pelo Brasileirão, mas de acordo com o volante as críticas que começaram a aumentar externamente não mexeu com o vestiário.

– A conversa entre nós foi muito simples. Nada que vem de fora nos abala. Estamos concentrados e focados no objetivo pelo título. É só o primeiro turno, não tem nada definido ainda. Se acabasse hoje, o Botafogo seria campeão, mas o campeonato é longo, só acaba em dezembro. Os ruídos de fora são normais, acontecem, todos querem a vitória e nós queremos muito mais. É normal a gente trupicar, acontece, ninguém é perfeito.

– Tínhamos em mente que poderíamos dar o melhor, poderia dar um pouquinho a mais nestes dois jogos, mas todos têm dias ruins e tivemos os nossos. Mas a gente está muito focado, vai ter uma sequência boa de vitórias e vamos focar no nosso objetivo novamente, que é o título. Quem sabe lá na frente podemos ter esta entrevista de novo e tenho certeza que vai ser diferente.

Com 22 pontos, o Palmeiras está a oito do líder Botafogo, depois da derrota no domingo passado em confronto direto no Allianz Parque. A partida contra o Athletico pode significar agora a retomada no Brasileirão.

Gabriel Menino e Rony em treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

– O jogo contra o Athletico é mais uma final para nós, como todas as outras. Encaramos como uma final. Não vai ser diferente contra o Athletico, temos gana de levar o Brasileiro e vai ser essencial. Sem nenhuma pressão, sem nenhuma pressa.

– O Abel nos falou, é só o primeiro turno, temos de focar no que fazer. Tenho certeza que vamos fazer aquilo que ele pedir e entregar o melhor. Este é o mais importante. As duas pedras no caminho não vão mudar, tenho certeza que cada um vai dar seu melhor e vai conseguir emendar uma sequência boa no Brasileirão novamente – concluiu.

Fonte: GE