O Botafogo se garantiu na semifinal do Campeonato Carioca sub-20 com uma vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa, depois de perder a primeira partida por 1 a 0. O grande nome do triunfo foi o meia Bernardo Valim, que marcou o primeiro gol e sofreu o pênalti que Kauê converteu para fazer o segundo.

Bernardo Valim (de frente) comemora o gol sobre a Portuguesa — Foto: Henrique Lima / BFR

Bernardo Valim (de frente) comemora o gol sobre a Portuguesa — Foto: Henrique Lima / BFR

Aos 17 anos, Valim tem passagens por seleções de base e já está integrado ao elenco principal do Botafogo desde o fim de 2022, quando fez parte do grupo que viajou para Londres para os amistosos contra Charlton e Crystal Palace e é tratado como uma joia por todos no clube.

– A adaptação está sendo bem tranquila, estou conseguindo me acostuma bem entre a diferença de elenco e dos treinos do sub-20 e do profissional. Estou me sentindo bem, feliz pelos jogos e pela minha evolução. Sempre que for chamado para treinar com os profissionais vou comparecer e dar o meu máximo – afirmou o jogador.

Assim que completou 16 anos, Bernardo assinou o primeiro contrato profissional com o Glorioso com validade até o dia 31 de julho de 2025, que é o período máximo de vínculo para um jogador com a idade do meia.

Apesar dos períodos que passa com o time principal, o meia ainda não fez a estreia entre os profissionais. O camisa 30 vê com naturalidade o processo de adaptação e não quer pular etapas no próprio desenvolvimento.

– Estou bem tranquilo, sei que as coisas vão acontecer quando eu tiver mais preparado possível. É bom dar uma segurada para não pular etapas e estar o mais maduro possível para não cometer erros por ansiedade – completou.

Treinador do time profissional, Luís Castro habitualmente fala em entrevistas coletivas sobre o projeto de desenvolvimento de jogadores da base, algo que estava previsto quando John Textor escolheu o português para comandar o clube. Valim elogiou a postura do técnico com os jovens do time.

– O Mister sempre me deixa o mais confortável o possível. Me passa muita confiança, me coloca para cima, faz um trabalho excepcional psicológico para deixar os jogadores da base bem tranquilos para que não fiquem desconfortáveis entre os profissionais, joguem melhor e fiquem mais tranquilos – concluiu.

Depois de alguns dias de folga e uma semana de preparação durante a Data Fifa, o Botafogo profissional volta a jogar nesta quinta-feira, quando viaja para enfrentar o Cuiabá pela 11ª rodada do Brasileirão. Já o sub-20 volta a jogar apenas no sábado, dia 24, pela semifinal do Estadual contra Vasco ou Resende, que se enfrentam neste domingo, às 15h.

Fonte: GE