Considerado uma das principais joias do Palmeiras, Luis Guilherme fez sua estreia no profissional do clube na última quarta-feira, na vitória por 4 a 2 contra o Tombense, pela Copa do Brasil. Mais um capitulo especial na trajetória deste jovem no Verdão.

Em campo, o garoto mostrou toque mais refinado na bola, uma capacidade de avançar no ataque com velocidade e perdeu uma oportunidade de gol.

Nos bastidores, o sentimento do jogador de 17 anos foi de felicidade por seu primeiro jogo no time de cima. Sobre o gol perdido? O conselho foi “afundar o goleiro” na próxima.

Contra o Tombense, ele quis marcar com classe, tentando tirar do goleiro batendo rasteiro – uma característica comum em seus gols na base. Não deu certo, mas ele recebeu apoio logo no vestiário do Allianz Parque.

Luis Guilherme em ação em Palmeiras 4 x 2 Tombense — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Luis Guilherme em ação em Palmeiras 4 x 2 Tombense — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Maturidade e evolução

Esse apoio que o garoto recebeu ainda no estádio é quase que desnecessário para ele. Acostumado a vencer nas categorias de base, Luis sempre foi tratado como uma joia no clube. Com isso, amadureceu rapidamente, como contam pessoas ligadas ao atleta.

Seu processo de evolução continua acontecendo. Recentemente, ficou um tempo fora dos gramados tratando de uma tendinite no joelho, algo comum para jogadores em fase de crescimento.

Neste período, por muitas vezes, o jovem jogador fazia questão de ir aos jogos do profissional. Viu a final do Paulistão, por exemplo, no camarote dos empresários que agenciam sua carreira.

Luis Guilherme, sua mãe Ana Maria (de bolsa verde) e seu pai Gladson (de óculos) na conquista do título do Paulistão — Foto: Arquivo pessoal

Luis Guilherme, sua mãe Ana Maria (de bolsa verde) e seu pai Gladson (de óculos) na conquista do título do Paulistão — Foto: Arquivo pessoal

Enquanto observava de perto como o time de Abel Ferreira joga, sentia o clima do Allianz Parque e ouvia: “Daqui a pouco é você lá embaixo”.

Uma semana depois, estreou pelo profissional e com um gostinho a mais. Seu pai, que mora em Aracaju, estava presente no Allianz Parque. O jovem fez seu primeiro jogo com pai e mãe torcendo por ele nas arquibancadas.

“Batman e Batman”

Luis Guilherme sempre foi tratado como o parceiro de Endrick (e vice-versa). A diferença é que Endrick subiu antes, já fez gols no time de cima e está vendido ao Real Madrid.

Lado a lado, faziam a dupla de “Batman e Batman” na base. Na quarta-feira, não chegaram a jogar juntos porque Endrick foi substituído contra o Tombense antes de Luis Guilherme entrar. Os dois estão entre as maiores promessas já vistas no Palmeiras, como avaliado pelo próprio clube.

Mas por que Batman e Batman? Na avaliação de João Paulo Sampaio, coordenador das categorias juvenis do Palmeiras, os dois eram, são e serão protagonistas por onde passarem

– Nada de Robin… Os dois são Batman, protagonistas– brincou o dirigente em conversa com o ge.

Ida ao Palmeiras e choro no teste

Essa expectativa em cima de Luis Guilherme começou cedo. Nascido em Aracaju, o jovem quase foi fazer sua formação no Vasco, no Rio de Janeiro. Mas Marcelo Paraíba, seu primeiro treinador, no Esporte Clube Del Rey, foi o responsável por tudo que acontece hoje.

Parceiro de João Paulo na época de Vitória, quando o dirigente atuava como jogador, Marcelo virou professor de Educação Física. Com o crescimento de Luis, o seu atleta mais marcante, resolveu ligar para o amigo em São Paulo.

E o método do Palmeiras com futuras promessas entrou em ação. O clube bancou as passagens para a realização de um teste, no qual Luis passou.

Mas esse teste não foi tão fácil. Marcelo conta ao ge como Luis Guilherme era um garoto tímido. Preocupado com isso, conseguiu um estágio no Palmeiras para estar perto daquele Luis de 11 anos.

– No primeiro treino, o Guilherme chorou. Ele estava tímido, não estava conseguindo desenvolver o potencial. Cheguei perto e ele estava chorando um pouco. Aí o professor Alemão me deixou à vontade para falar com ele – conta Marcelo.

– No segundo dia o próprio pai dele me falou: “Marcelo, o Guilherme entrou no ônibus chorando”. Aí entrei com ele o acalmando. Foi muito marcante poder estar perto dele durante esse período – completa o treinador.

Então, foi a vez de trazer a família do jogador para São Paulo. Com a ajuda do Palmeiras, sua mãe conseguiu um emprego em um restaurante próximo ao Allianz Parque. Proporcionando o necessário para a família de Luis, o Verdão então garantiu essa promessa para a sua base.

O resto tem sido história. Luis Guilherme acumula prêmios individuais e títulos com o Palmeiras, do sub-17 ao sub-20. Em 2022, conquistou a quádrupla coroa da temporada sub-17: Campeonato Paulista, Brasileiro, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil. Foi o destaque

Recentemente, o mais jovem atleta da seleção brasileira sub-20 no século fez parte do elenco campeão do Sul-Americano Sub-20.

Fonte: GE