As categorias de base têm despertado interesse dos torcedores nos últimos anos não só pelas boas temporadas na última década, mas também pela nova safra de jogadores que surgiram na Academia de Futebol. Para 2023, um dos jovens que merece atenção é o atacante Daniel, de 19 anos, atual artilheiro do Campeonato Brasileiro Sub-20 e que conta com números superiores aos de Endrick na formação do clube.

Titular no ataque palmeirense após a saída de Ruan Ribeiro, artilheiro da Copinha e emprestado ao Valmiera FC, da Letônia, Daniel não deixou a desejar, e se tornou o principal goleador da atual edição do Campeonato Brasileiro Sub-20, com cinco bolas na rede – o jovem disputou quatro das cinco partidas do Verdão na competição. Além disso, o jovem também marcou uma vez na Copinha.

No Verdão desde 2020, quando foi negociado junto ao Desportivo Brasil, o centroavante disputou 70 jogos pelas categorias de base do clube – entre Sub-20 e Sub-17 – com 3293 minutos em campo (47 por jogo) e 45 gols marcados. Em média, o jovem balança a rede uma vez a cada 73 minutos dentro das quatro linhas.

O número é o melhor entre todos os atletas das categorias de base do clube no mesmo período. A título de comparação, no mesmo recorte, o atacante Endrick, principal promessa do Palmeiras, fez 34 gols em 3409 minutos, um a cada cem voltas no ponteiro, número 25% abaixo de Daniel. O levantamento leva em consideração somente partidas oficiais e desconsidera o número de assistências no período.

Vivendo sua quarta temporada na Academia de Futebol, o camisa 9 só não possui maior minutagem em campo por conta das lesões sofridas em 2022. Durante a última temporada, o Cria da Academia esteve em campo somente durante 974 minutos, devido a duas contusões que teve na coxa. O problema muscular tirou o jovem da conquista da Copinha, sobre o Santos, em janeiro do último ano.

Daniel em ação pelo Palmeiras Sub-20 (Foto: Fabio Menotti)

Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, em agosto de 2022, Daniel foi sucinto ao falar sobre chances no profissional. Inscrito como camisa 9 do time de Abel Ferreira na Libertadores na última temporada, o atacante só foi substituído nas quartas de final, quando o uruguaio Merentiel herdou o número.

– Sempre busco entregar o meu melhor sempre. Jogo a jogo, treino a treino. Creio que quando eu tiver alguma oportunidade, estarei preparado para enfrentá-la – disse na ocasião.

Antes de chegar ao Verdão, o atacante foi campeão do Sul-Americano Sub-15 com a Seleção Brasileira, em 2019. Destaque na Amarelinha e no clube do interior paulista, chamou a atenção dos observadores técnicos. Inicialmente emprestado pelo Desportivo Brasil, o jogador foi adquirido em definitivo pelo Palmeiras em 2021, e possui contrato válido até junho de 2026. O Alviverde possui 100% dos direitos econômicos do jogador.

Fonte: Nosso Palestra