O Fluminense terá pela frente um velho conhecido do torcedor brasileiro na fase de grupos da Libertadores. Tiago Nunes, ex-técnico de Corinthians, Athletico-PR, Grêmio e Ceará, comanda o Sporting Cristal, primeiro adversário do Flu na competição.

A uma semana do primeiro encontro com o Flu, que acontece na próxima quarta-feira, dia 5 de abril, no Estádio Nacional de Lima, no Peru, às 21h30 de Brasília, o técnico brasileiro avaliou o Grupo D, que conta ainda com o River Plate e o The Strongest, e apontou a equipe comandada por Fernando Diniz como uma das melhores do Brasil ao lado do Palmeiras de Abel Ferreira.

– Nosso primeiro desafio é conseguir competir bem, estar em um nível aceitável para competir com equipes muito fortes, como é a do River Plate, que atualmente é a melhor equipe argentina, que é líder do torneio argentino, uma equipe que dispensa apresentações. O Fluminense que é, junto com o Palmeiras, os dois principais clubes do Brasil no momento. O Fluminense vem jogando um futebol tão qualificado e eficiente, foi campeão da Taça Guanabara e briga pelo título do Campeonato Carioca. Vem de uma sequência de trabalho de quase dois anos, vem muito entrosado, vem reforçado, creio que nos últimos quatro ou cinco anos tenha encontrado sua melhor formação.

Tiago Nunes no comando do Sporting Cristal — Foto: Reprodução/Twitter Sporting Cristal

Tiago Nunes no comando do Sporting Cristal — Foto: Reprodução/Twitter Sporting Cristal

“O Fluminense que é, junto com o Palmeiras, os dois principais clubes do Brasil no momento”, Tiago Nunes

Ao avaliar os adversários, Tiago Nunes também comentou as dificuldades de se jogar na temida altitude de La Paz contra o The Strongest.

– E o The Strongest é sempre um adversário duro, joga na altitude de La Paz, mais de 3.500 metros. Um fator legal que dificilmente se consegue tirar pontos. Então, eu diria que o Sporting Cristal tem uma missão muito dura, muito difícil, mas estamos aqui para mudar um pouco desse contexto, para reenergizar um pouco da instituição, do clube. Colocar alguns jogos para jogar.

Nos últimos anos, Tiago Nunes comandou o Athletico, Corinthians, Grêmio e Ceará. No Furacão, o treinador teve sua passagem mais vencedora: foi campeão da Sul-Americana, em 2018, e da Copa do Brasil, em 2019. Pelo Grêmio, em 2021, Tiago Nunes foi campeão gaúcho. O último trabalho do treinador no Brasil foi no Ceará, entre 2021 e 2022. Ele foi demitido após ser eliminado na Copa do Nordeste para o CRB, em março do ano passado. Foram 32 jogos pelo Vozão.

No fim da temporada, ele acertou com o Sporting Cristal, onde teve que superar o Nacional (PAR) e Huracán (ARG) para chegar na fase de grupos da Libertadores.

– O Sporting Cristal chegou até a fase de grupos através da pré-Libertadores. Enfrentamos uma equipe paraguaia, o Nacional, e também uma equipe argentina, o Huracán. Dois confrontos muito duros, principalmente se tratando de uma equipe peruana, onde historicamente não tem essa característica de chegar da fase preliminar para a fase de grupos. Foi algo de certa forma inédito o que aconteceu conosco. Dois jogos difíceis, que passamos no detalhe, e que nos credenciou a estar na fase tão importante, onde começa a Copa Libertadores.

– Eu não posso deixar de contextualizar o que o é o futebol peruano nos últimos 20 anos praticamente. Onde tem sofrido bastante nessa fase inicial da Libertadores. Em muitos anos o Sporting Cristal não consegue passar para umas oitavas de final. Raramente uma equipe peruana tem conseguido passar da primeira fase.

O técnico brasileiro do Sporting Cristal explicou ainda que a equipe está em fase de construção e que aposta no time peruano correndo por fora para surpreender os rivais no Grupo D.

– Estamos passando por um momento de transição. Alguns jogadores experientes saíram, outros chegaram. Estamos em um processo de amadurecimento como time. As conquistas na fase preliminar nos ajudaram a ganhar confiança, mas sabemos que agora a característica da competição é outra. Mesmo estando bem momentaneamente no campeonato nacional, somos a única invicta da competição, estamos invictos, sabemos que o nível competitivo é diferente. Hoje, sem dúvida alguma, o Sporting Cristal é uma equipe que vai brigar por fora nessa disputa, com todo o respeito, a força que temos na nossa capacidade de tentar surpreender essas equipes que são favoritas no nosso grupo.

Fonte: GE