O técnico Renato Portaluppi terá que levar a campo contra o Ypiranga, na Arena, uma dupla de zaga inédita para o Grêmio. Sem Kannemann, Bruno Alves será o responsável por comandar a defesa na semifinal do Gauchão e formará dupla com Bruno Uvini. A seu favor, o zagueiro vive bom momento e tem na lembrança o gol sobre o Ypiranga na final de 2022, mesmo rival da semifinal.

Além dos desfalques no meio-campo, o técnico não terá o capitão da temporada, já que Kannemann foi expulso no último domingo. O zagueiro se junta a Pepê, Cristaldo, Villasanti, Carballo e Fábio como baixas.

Com isso, a tendência é de uma dupla de zaga que ainda não atuou neste ano: Bruno Uvini e Bruno Alves. O segundo, inclusive, tem chance de receber a braçadeira de capitão, pois é um dos jogadores mais experientes e remanescentes do grupo de 2022.

Além da liderança que precisará exercer, Bruno Alves tem boas lembranças de decisões na Arena contra o Ypiranga. No segundo jogo da final do Gauchão de 2022, foi ele quem abriu o placar na vitória que decretou o pentacampeonato gaúcho para o Tricolor, ao marcar de cabeça.

– Lembrança que me traz bastante alegria, que é o jogo da final na Arena. Eu tive a felicidade de fazer um gol e ajudar na busca pelo título do estadual. Mas me traz a lembrança de um jogo difícil, de uma equipe que vem crescendo muito nos últimos anos, que é o Ypiranga – recorda o zagueiro.

Bruno Alves comemora gol pelo Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Bruno Alves comemora gol pelo Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

No entanto, a tarefa do Grêmio desta vez é mais díficil. Naquela oportunidade, o time comandado por Roger Machado ganhou o jogo de ida, no Colosso da Lagoa. Agora, está em desvantagem, após perder em Erechim por 2 a 1.

Além disso, a fase artilheiro de Bruno Alves pode ser um proveito para o Tricolor. Em 11 jogos nesta temporada, o defensor fez três gols, o mesmo número alcançado em todo o ano de 2022.

Neste sábado, chegará ao jogo de número 60 pelo clube gaúcho. Em 59 partidas com a camisa do Grêmio, Bruno tem o mesmo número de gols em toda sua passagem pelo São Paulo, que atingiu os 189 jogos. Por isso, a bola parada pode ser uma das armas do Tricolor.

– É uma média alta. São três gols em 11 jogos. Fico feliz de poder estar ajudando ali na frente também. Sempre lembrando que temos obrigação de fazer um sistema defensivo sólido, passar segurança para o time, para dar esse equilíbrio, para quando atacarem, ficarmos organizados. O Renato é um treinador que treina muito a bola parada, gosta de variações de jogadas – contou o jogador.

Além de Uvini, as outras opções são Natã e Gustavo Martins, ambos oriundos das categorias de base. Geromel ainda sequer entrou em campo nesta temporada e se recupera de cirurgia no joelho esquerdo.

Renato terá pela frente mais três dias de treino para preparar a equipe que entrará em campo no sábado. Até o duelo contra o Ypiranga, o clube irá fechar os portões do CT Luiz Carvalho e os jornalistas não poderão acompanhar as atividades.

Fonte: GE