Palmeiras vive um momento extremamente vitorioso em suas categorias de base, que são consideradas as melhores do país atualmente. Uma das provas dessa fase extraordinária é a presença de jogadores na Seleção Brasileira sub-20, entre eles Luis Guilherme, joia que está muito perto de estourar também no elenco profissional. O meia é um dos jovens que tentarão levar o Brasil de volta ao Mundial da categoria a partir do Sul-Americano que será disputado na Colômbia. E ele já vai carregar um recorde: o de mais jovem a vestir a Amarelinha na competição neste século.

Aos 16 anos e 345 dias (idade quando começar a disputa do torneio), Luis é da mesma geração de Endrick, com quem nutre amizade desde criança. Segundo apurou o LANCE!, são enormes as chances de o garoto fazer companhia para o amigo no profissional logo após a competição continental. No entanto, em entrevista ao LANCE!, ele prefere deixar isso com a comissão técnica.

– Isso é algo que eu deixo para o pessoal da comissão técnica. É um sonho subir para o profissional, mas sei que as coisas acontecem no seu tempo. Estou me preparando ao máximo para este momento e sei que na hora certa vai acontecer – declarou o garoto.

Muito novo, como dito acima, Luis terá um recorde quando entrar em campo pela Seleção Brasileira, pois é o mais jovem a defender a Amarelinha no sub-20 neste século, batendo as marcas de outros grandes nomes do cenário como Alexandre Pato, Fagner e Gerson, que disputaram a competição com 17 anos. O meia palmeirense terá menos de 17 anos quando o torneio começar (19 de janeiro). Vale lembrar que em 2022 ele conquistou o Torneio de Montaigu-FRA com a Seleção sub-17.

– Eu me preparei muito para este momento e estou muito contente por tudo que tem acontecido. 2022 realmente foi mágico, com títulos pelo Palmeiras e também pela Seleção. Agora eu vivia o sonho do bi da Copinha, desta vez jogando mais, mas pintou a convocação para Seleção e também fiquei muito feliz em representar o nosso país. Espero poder já conquistar esses dois títulos, estou na torcida pelos meus companheiros no Palmeiras, mas muito focado para fazer um grande Sul-Americano – pontuou o Cria da Academia.

Palmeiras Sub-17 - Luis Guilherme

Luis Guilherme estava no grupo do Palmeiras que disputa a Copinha em busca do bicampeonato, como ele mesmo disse, mas acabou deixando a competição para poder defender a Seleção Brasileira. Em 2022, com a camisa alviverde, ele conquistou tudo o que foi possível: Copinha, Brasileirão sub-17, Paulistão sub-17 e Copa do Brasil sub-17. No entanto, o momento agora é de pensar em fazer um bom Sul-Americano sub-20, cuja prioridade é a vaga no Mundial da categoria.

– Estamos nos preparando muito bem para essa disputa e todos estão confiantes de que poderemos fazer uma grande competição. A vaga para o Mundial será consequência e sabemos que temos totais condições de buscar – garantiu o jovem alviverde.

A última vez em que o Brasil disputou o Mundial sub-20 foi em 2015, tendo ficado fora das edições 2017 e 2019, sendo que a de 2021 foi cancelada em consequência da pandemia de Covid-19. Os quatro primeiros colocados do Sul-Americano garantem vaga na Copa do Mundo da categoria. Para Luis Guilherme, esse período de preparação tem sido de grande valia e confiança para o sucesso.

– Está sendo muito bom. Um nível muito alto de treinamentos, com atletas de grande qualidade e muitos já com experiência no profissional. Com certeza está sendo um período de muita evolução e amadurecimento. Creio que com o início da competição o nível vai ser ainda mais alto e estamos na expectativa de fazer um ótimo Sul-Americano – concluiu o garoto.

Com Luis Guilherme, a Seleção Brasileira sub-20 viajou para a Colômbia na última segunda-feira (16). O Brasil estreia na competição contra o Peru, no dia 19 de janeiro, quinta-feira, às 19h, no Estádio Pascual Guerrero, em Cali, na Colômbia. O torneio termina no dia 12 de fevereiro.

Fonte: Lance!