A bola da vez nas categorias de base do Palmeiras é o meia-atacante Luis Guilherme. Aos 16 anos, o atleta aparece como candidato a destaque do Verdão na próxima edição da Copa São Paulo e também a nova joia do clube.

Talento promissor desde a categoria sub-11, o palmeirense teve um 2022 de muito destaque. Foram quatro títulos, gols decisivos e também o primeiro momento de superação da carreira.

Luis Guilherme, meia-atacante do Palmeiras — Foto: Marco Galvão/One9

Luis Guilherme, meia-atacante do Palmeiras — Foto: Marco Galvão/One9

– Eu fico até emocionado porque é um sonho realizado conquistar vários títulos com essa camisa pesada, títulos inéditos, estar ajudando o Palmeiras… Foi um ano de superação, conquistei grandes títulos, mas teve um período que fiquei parado por causa da lesão. Foram quase três meses sem fazer o que eu mais amo. Fiquei bastante triste, nenhum jogador quer ficar parado, mas depois que eu voltei pude ajudar o Palmeiras – contou o palmeirense.

– Eu quero fazer história no Palmeiras. Subir para o profissional, ganhar grandes títulos.

Luis Guilherme na sala de troféus do Palmeiras — Foto: Marco Galvão/One9

Luis Guilherme na sala de troféus do Palmeiras — Foto: Marco Galvão/One9

Em visita à sala de troféus do Verdão, Luis Guilherme conversou com a reportagem do ge sobre o desempenho em 2022 e a expectativa para os próximos anos na carreira. Nesta temporada, ele fez parte da campanha do título da Copinha, ainda com 15 anos, e depois conquistou a Tríplice Coroa com o time sub-17 com os títulos da Copa do Brasil, do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro.

Contando as fases semifinal e final do Paulistão e do Brasileirão da categoria, na reta final da temporada, o meia-atacante palmeirense marcou 11 gols em sete partidas, incluindo o do título nacional, inédito para o clube.

O momento de superação citado pelo jovem veio após ter destaque com a seleção brasileira sub-17. Após o título da Copa do Brasil da categoria, em julho, ele precisou de cerca de três meses para se recuperar de uma tendinite patelar.

– Fiquei bastante triste, um pouco desesperado até porque fiquei muito tempo parado. Eu não gosto de ficar parado. Pedi conselhos para manter a cabeça no lugar, saber que as coisas ia acontecer no momento. Graças a Deus pude voltar antes. Falei com eles (família e estafe) para me ajudar e manter a cabeça no lugar para ficar tranquilo.

Entre as diversas taças conquistadas pelas Crias da Academia, o jovem sonha com mais conquistas nas outras galerias do espaço, localizado no Allianz Parque. O foco, porém, está no sub-20

– Tento ficar o mais focado possível na base. Espero contribuir na base, ficar mais preparado para, se Deus quiser, quando surgir a oportunidade poder ajudar o Palmeiras. A gente vai, claro que respeitando os adversário, para conquistar o bicampeonato. A equipe está muito focada nisso. Espero fazer uma grande Copinha para conseguir o título. O Palmeiras sempre que vai para os campeonatos vai para ganhar. Estou me preparando o melhor possível para fazer um grande campeonato – afirmou.

A amizade com Endrick

Parceiro de Endrick no Palmeiras e na seleção brasileira desde a categoria sub-11, Luis Guilherme tem o amigo também como inspiração. Nos bastidores do Verdão, ele é apontado como o mais próximo entre os jovens para começar a receber mais atenção da comissão técnica de Abel Ferreira durante a temporada de 2023.

– Endrick é um cara fantástico, 16 anos e fazendo sua história no futebol. É bom para quem vem da base. Os meninos que estão subindo agora estão dando conta do recado. Isso abre portas para a gente que está subindo – disse.

– Quero fazer história, quero melhorar meu desempenho para estar o mais preparado possível para ajudar o Palmeiras.

Fonte: Globoesporte.com