Após perder espaço no Palmeiras, o ano de Gabriel Menino foi de recomeço dentro do clube. Vencedor do Campeonato Brasileiro na última semana, o jovem meio-campista termina a temporada em alta e busca conseguir ainda mais espaço em 2023.

Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, o camisa 25 avaliou 2022 como produtivo, afirmando que gostou de seu desempenho principalmente na metade final do ano. Figura constante vinda do banco de reservas, Menino entrou em campo em 86% das partidas disputadas desde julho, totalizando 25 dos 29 jogos do Verdão no período.

– No balanço geral vejo como um ano bom, que pude fazer um grande segundo semestre, disputando partidas importantes e ajudando da melhor maneira. As aspirações são sempre de disputar os títulos e estar entre os primeiros em todas as competições – destacou.

Com a recente conquista do Campeonato Brasileiro, Gabriel chega ao sétimo título pelo elenco profissional do Verdão, entrando na seleta lista dos 20 maiores campeões da história do clube. Aos 22 anos, o meia é quem entrou mais jovem no ranking, que conta com liderança de Ademir da Guia e Junqueira, com 12 taças cada. Ooficialmente, o Palmeiras não considera Gabriel Menino campeão da Recopa Sul-Americana, uma vez que o atleta não entrou em campo, ainda assim, o NP adotou o critério de participação no elenco.

– Fico feliz em saber disso, de estar escrevendo meu nome na história do Palmeiras e ainda muito jovem. Essas conquistas fazem com que fiquemos marcamos no clube, nos dão prestígio e a cada ano a vontade de ganhar ainda mais. Agora foi o Brasileiro, um título inédito para mim e que estávamos buscando. Brigamos em outros também, tivemos o Paulistão, então é mais um ano muito bom e que nos deixa satisfeitos e motivamos a fazer um 2023 ainda melhor – analisou o atleta.

Presente em 26 dos 37 jogos da equipe até agora no Brasileirão, o meio-campista colaborou com dois tentos e uma assistência na campanha do título. Os gols saíram diante de Juventude e Internacional, ambos no primeiro turno, enquanto o passe para gol foi feito na última quarta-feira (9), na vitória por 2 a 1 diante do América-MG.

Provável titular diante do Internacional neste domingo (13), em jogo que encerra a participação palestrina no certame nacional, o jogador relembrou do gol marcado contra os gaúchos no último encontro entre as equipes. Na ocasião, o tento garantiu a vitória já nos minutos finais e fez o time de Abel Ferreira virar a metade inicial do torneio com uma importante vantagem na ponta. Menino ainda avaliou sua importância para o hendeca.

– Acho que todos tiveram sua parcela e importância, seja com gols, assistências, defesas, desarmes… Vai muito de cada jogo, pois o nosso grande destaque é a consistência de manter um alto nível com qualquer um dos atletas que estejam em campo. Aquele gol (contra o Internacional) foi muito especial mesmo e num momento de disputa direta com um rival pelas primeiras posições e foi uma satisfação enorme poder marcar – relembrou.

Buscando ainda mais espaço no elenco de Abel Ferreira, a Cria da Academia concluiu dizendo que vai buscar se preparar durante o período de férias do clube. Aos olhos do jogador, a equipe virá em busca de mais conquistas em 2023.

– Vou me preparar da melhor maneira possível nessas férias, com descanso, mas também com treinamentos, pois quero fazer um grande 2023 e o Palmeiras com certeza vai vir forte novamente, como tem sido nos últimos anos – concluiu.

O contrato atual entre Gabriel Menino e Palmeiras é válido até dezembro de 2025 e foi renovado em fevereiro de 2022. A multa rescisória do jogador para transferências ao exterior é de € 60 milhões (cerca de R$ 322 milhões, na cotação atual).

Na atual temporada, o meia registra 44 jogos, com dois gols e duas assistências. Completando a terceira temporada como atleta profissional, são 139 jogos com a camisa do Verdão, com oito bolas na rede e 12 passes para gol, além dos sete títulos conquistados.

Fonte: Nosso Palestra