Gol do São Paulo. Gol de Thierry Henry. Não, você não está lendo errado.
Desde 2018, Thierry Henry Santos Souza faz gols pelo São Paulo. Aos 14 anos, o atacante baiano de (surpreendentes) 1,92m é o goleador do time no Paulistão sub-15, com nove gols, e chama a atenção pelo nome, obviamente inspirado no ex-atacante da França.
O Thierry Henry do São Paulo “nasceu” no dia em que o Thierry Henry francês eliminou o Brasil na Copa do Mundo de 2006. A atuação contra a Seleção inspirou o pai, o advogado Gerlan Souza da Silva, a dar o nome ao filho, que veio a nascer mesmo somente em 2007.
– O nome dele veio antes mesmo do nascimento. Quando fomos eliminados com um gol do Henry na Copa de 2006, eu falei na época para a mãe dele: “Se um dia você engravidar, já tem o nome” – comentou, em conversa com o ge.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/u/g/9NywJwTGOvf2A8xsHgNw/carrossel-thierry-1-.jpg)
Thierry Henry: da França e do Arsenal, agora do Brasil e do São Paulo — Foto: ge
– Falava para esquecer Gustavo, João, José, era Thierry Henry. Se fosse menina, eu não iria interferir, mas ela engravidou de um garoto. Acompanhava ele desde o Arsenal, e no dia da eliminação deu um estalo e juntou uma coisa com a outra – comentou Gerlan, que concedeu entrevista no dia em que o filho anotou um dos gols da goleada por 4 a 1 sobre o Oswaldo Cruz.
O gol naquele fatídico 1º de julho de 2006 definiu o batizado do atacante da base são-paulina. No entanto, a admiração de Gerlan pelo francês é antiga. Hoje auxiliar técnico da Bélgica, Henry era uma inspiração para o pai do Thierry brasileiro (e segue sendo para o filho).
– Dentro do nosso cronograma, semanalmente ele assiste a três ou quatro vídeos do Thierry Henry. Como ele era um atacante grande e de área, que chegava muitas vezes finalizando de primeira, é uma inspiração. Ronaldo é outra referência e atleta que acompanha – comentou.
Aos 14 anos (completará 15 em agosto), Thierry Henry são-paulino impressiona pela altura. Acima dos 1,90m, o jovem tenta se apegar a características do francês para se destacar. Gerlan, fã do antigo e pai do novo, vê aspectos parecidos.
– Ele tem o biotipo parecido, lembra com as arrancadas e a parte técnica refinada, que é difícil para um jogador grande (1,92m, com 14 anos). Ficamos felizes por ele ter o dom. Já acharíamos bacana só o fato de ele gostar de futebol, mas é excelente ele gostar e jogar – comentou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/9/J/1u0QAcSvuKcmSrC4fl7w/henry3.jpg)
Henry comemora gol anotado pelo São Paulo contra o Água Santa — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Henry chegou ao São Paulo depois de fazer testes em outras equipes do estado e tem sido um dos destaques do time sub-15, dono de ótima campanha no Paulistão da categoria.
Em dez jogos, a equipe soma nove vitórias e um empate. Na segunda fase são dois triunfos em dois compromissos e a liderança do grupo 15, com sete gols marcados e um sofrido.
Fonte: GE