O perfil é discreto, avesso aos holofotes. Mas Bruno Alves tem se consolidado como um dos nomes mais presentes na versão 2022 do Grêmio. Adaptado a Porto Alegre, o zagueiro se aproxima do maior número de gols marcados em uma temporada na carreira, o último deles com um segredo, e revelou detalhes das conversas com Pedro Geromel além da parceria em campo.

O sorridente Bruno Alves tem como lema focar nas coisas boas e ser feliz. Em entrevista exclusiva ao ge e RBS TV, admitiu ter o perfil mais discreto, mas presente. São 29 jogos na temporada, líder no quesito junto ao companheiro de zaga, Bitello e Janderson.

– Eu sou um cara particularmente que não gosta de chamar atenção. Eu nunca fui um cara que todo mundo vai falar de mim, mas eu sempre sou um cara que está ajudando, esse é meu perfil. Gosto de ser assim, não sou um cara que atrai holofotes, mas sou um cara que pode saber que sempre pode contar comigo – disse.

Tem uma frase que meu amigo dizia: “Já chorei demais, então agora é sorrir”.

— Bruno Alves

Bruno e Geromel jogam lado a lado na defesa, mas fora do campo os assuntos são os mais diversos. Tratam de investimentos, trocam dúvidas sobre inglês e discutem até política. Os dois são nomes da melhor defesa da Série B. Além disso, Bruno Alves tem ajudado também na outra área e já anotou três gols na temporada.

Resta, no entanto, o acesso ao final do ano para coroar o que tem sido, na avaliação do jogador, uma boa temporada até o momento. O contrato vai até a metade do próximo ano, com mais seis meses renováveis até o fim de 2023.

Melhor defesa e gol à la Diego Souza

Bruno Alves anotou o segundo gol na vitória sobre o Náutico, no último fim de semana. O gol, aliás, teve inspiração no centroavante Diego Souza, como ele revela. O “especialista” virou professor para o zagueiro, que usou uma técnica do companheiro para subir mais que a marcação.

– O Diego Souza quando está subindo sempre escora um zagueiro antes. E o zagueiro não consegue disputar a bola. Eu fiz o movimento que ele faz bastante. Isso facilitou bastante e ele brincou comigo ainda “essa daí você pegou minha”. A gente sempre aprende também, uma das características dele era essa, então nada melhor que melhorar com um cara que é especialista – revelou Bruno Alves.

Este foi o terceiro gol de Bruno Alves na temporada – antes, marcou na final do Gauchão contra o Ypiranga e na derrota parao Mirassol. Até agora, o segundo ano da carreira com mais gols, atrás de 2017, quando o defensor anotou cinco: quatro pelo Figueirense e um pelo São Paulo.

Com o atual ritmo no Grêmio, ainda pode ultrapassar a marca especial. A boa fase, portanto, tem a faceta defensiva, com a melhor defesa na Série B, e também ofensiva individual.

– Eu estou vivendo uma fase especial, já são três gols com a camisa do Grêmio, nos últimos anos meus melhores números em quesito de gol, então o objetivo é fazer cada vez mais e quero fazer mais gols. A gente vai pegando gosto né – brincou.

A adaptação em Porto Alegre foi rápida e sem maiores sobressaltos. Os filhos se encaixaram bem nas rotinas escolares. Bruno fez rapidamente amizades no clube, como o goleiro Brenno.

Em campo, Bruno também participou ativamente da conquista do Gauchão – veio também a Recopa Gaúcha em maio. A campanha da Série B, com presença entre os primeiros, também é vista como satisfatória.

– Uma sequência positiva desde o inicio do ano. A gente foi campeão gaúcho, fomos campeões também da Recopa, e a gente vem se mantendo firme nas primeiras colocações da Série B. Eu avalio o primeiro semestre como positivo, teve sequências de irregularidades também, é claro que a gente sabe que uma hora ou outra vai oscilar algum jogo. A gente está mantendo regularidade – apontou o defensor.

Parceria com Geromel vai do inglês aos investimentos

A parceria da zaga se estreitou nas concentrações no início da temporada. Sem o antigo companheiro de quarto, Kannemann, o capitão gremista recebeu de braços abertos o reforço Bruno Alves.

Desde então, Bruno tem tentado beber da fonte do ídolo gremista. Mais de uma vez já afirmou admirar Geromel de jogar contra. Agora ao lado, ouve instruções e discute questões táticas com o companheiro.

– Quando cheguei ele conversou muito como funcionava o jogo, os atletas e a diretoria, então pude aprender um pouco mais. Estou sempre aprendendo com ele. Nos treinamentos ele sempre procura corrigir alguns posicionamentos. Ele não jogou contra o Aimoré, e eu entrei em segundo tempo e ele mesmo de fora veio no outro dia e conversou comigo, ele falou aconteceu isso e isso no jogo. É um cara que está sempre ajudando – destacou.

É muito fácil se relacionar com o Geromel, é um cara inteligente, cara diferenciado no mundo do futebol, que tem assunto pra tudo, é um cara rico em conhecimento.
— Bruno Alves

Fora de campo, no entanto, a resenha é diferente. Bruno Alves revelou tratar de assuntos como investimentos, aprendizado de inglês e música nas conversas com o companheiro. Aliás, pela experiência, Geromel é uma espécie de consultor de investimentos.

– Economia, política, agora estou aprendendo inglês e peço para ele explicar algumas palavras, é um cara sensacional. Música também, mais pop e internacional. O Geromel ainda gosta de músicas nacionais. A gente fica vendo o que o mercado está oferecendo e onde é melhor investir. A gente debate com ele que tem experiência nisso, então são assuntos que a gente leva pra fora de campo – contou o zagueiro.

Na vitória sobre o Náutico, a defesa foi um dos destaques. Bruno anotou um dos gols enquanto Geromel teve atuação elogiada. A ponto do próprio Bruno Alves aplaudir o companheiro após a fila feita com direito à meia-lua e arrancada (veja os lances abaixo).

Eu bati até palma para ele, na hora que ele dá (o drible) foi tão espontâneo, tão livre. E o estádio também porque é tão difícil fazer aquilo, mas se tratando de Geromel tudo fica mais fácil.

— Bruno Alves

Perfil discreto e lema da boa fase

Um dos jogadores com mais partidas no ano ao lado de Geromel, Bitello e Janderson, Bruno Alves tem perfil discreto. Corre por fora dos holofotes e tentar ser uma liderança mais tímida, porém atuante. Sem pressa, reforça a busca pelo sucesso em uma espécie de lema: sorrir e ser feliz.

– Eu sou particularmente um cara bem paciente, bem tranquilo. Na minha vida eu aprendi muitas coisas, então é uma experiência legal para compartilhar. Tem uma frase que meu amigo dizia: “já chorei demais, então agora é sorrir”. Coisas boas que estão acontecendo, então estou agradecendo muito a Deus pelo o que está acontecendo – sorriu Bruno Alves.

O bom momento atual também é fruto de uma mudança de rotina recente. O zagueiro deu atenção especial para preparação fora de campo, focou em treinos e mexeu em algumas questões para melhorar. A sequência como titular no Grêmio e a ajuda na construção da melhor defesa são fruto disso.

– Acredito sim que evolui em alguns aspectos, eu estava passando por uma mudança de rotina, mudança de treino, me cuidando mais, então tudo isso foi um processo. Acredito que todo processo valeu a pena para eu estar onde eu estou. Então estou muito feliz e me motivo cada vez mais para buscar melhorar no dia a dia – finalizou.

Bruno Alves será novamente titular do Grêmio neste sábado, contra o Tombense, na Arena. O Grêmio é o quarto colocado da Série B, com 29 pontos, e tenta aumentar a vantagem para o quinto, o Sport, que empatou com o Operário.

Fonte: Ge