Campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão pelo Cruzeiro, Élber resolveu no fim do ano passado viver a primeira aventura no futebol asiático. Apesar de ter algumas sondagens de times brasileiros e a possibilidade de renovar seu vinculo com o Bahia, o meia preferiu ir para o Yokohama Marinos, do Japão.

“Eu já tinha recebido sondagens alguns anos atrás do futebol japonês, mas não foi para frente. Me interessou vir para cá. Como era meu último ano de contrato no Brasil, eu recebi outra oferta e pude realizar o desejo de jogar no Japão”, contou ao ESPN.com.br.

Na equipe japonesa, Élber tem três colegas brasileiros: o zagueiro Thiago Martins (ex-Palmeiras) e os atacantes Marcos Júnior (ex-Fluminense) e Ceará (ex-Vitória).

“A adaptação ao país foi bem tranquila por isso. Outro ponto positivo foi que cheguei no começo da temporada, o que me ajudou bastante. No começo, o maior desafio foi o idioma, mas acho que não tive dificuldades aqui”, afirmou.

Com 23 jogos e quatro gols na temporada, o meia é o líder de assistências (sete) do Yokohama, que é o vice-lider da J-League.

“A nossa equipe está bastante competitiva e está evoluindo a cada dia mais. Pelo lado individual, tenho contribuído para os resultados e considero uma boa temporada”, contou.

O meia diz que a qualidade de vida no Japão é um fator que pesou na saída do Brasil. “Tenho gostado muito daqui. É um país, limpo organizado e seguro. As pessoas são muito receptivas, e a minha família está muito feliz”, comemorou.

O brasileiro mora em Yokohama, cidade que fica apenas 38km de Tóquio, que será sede das Olimpíadas nos próximos dias.

“O cenário da COVID-19 fez tudo ficar muito diferente. As pessoas têm receio de novas ondas da contaminação, mas vemos as autoridades tomando as medidas para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, afirmou.

“Nós usamos máscaras e os comércios funcionam e horários reduzidos, mas as escolas estão funcionando. No Brasil, isso não estava acontecendo. Meu filho ficava em casa. Eles também exigem quarentena para quem chega no país”, finalizou.

Fonte: ESPN