Escolhido por André Jardine para representar a seleção brasileira nas últimas duas partidas de preparação para as Olimpíadas, Gabriel Menino recuperou o bom futebol no Palmeiras antes de embarcar para Belgrado-SER, local onde vai ficar concentrado para os confrontos diante das seleções de Cabo Verde e Sérvia.

Retornando aos gramados após tratar a lesão que o tirou da reta final da temporada 2020, Gabriel vivenciou um início de temporada 2021 com oscilações no Campeonato Estadual. Afastado para realização de cronograma especial, o camisa 25 voltou à equipe nas últimas partidas, foi escalado e ganhou elogios com atuações seguras e participativas.

Em entrevista exclusiva ao NOSSO PALESTRA, o meio-campista ressaltou a importância do período de realização de atividades especiais e admitiu ter recuperado a confiança antes de se apresentar na seleção. Titular como ala-direito na vitória por 6 a 0 diante do Universitrio, pela sexta rodada da fase de grupos da Libertadores, Menino deu duas assistências, além de boa participação tanto ofensiva, apoiando os ataques, quanto defensiva, retornando para marcação.

– Com certeza (deu confiança). Estava precisando disso, me senti muito bem e fiquei feliz com minha atuação. Precisava desse tempo de trabalhos específicos para me recondicionar, pois a última temporada foi muito desgastante. Hoje me sinto muito bem e preparado para fazer um 2021 no mesmo nível ou melhor. Temos que ter esse senso crítico e eu faço muito isso no dia a dia. A Seleção Brasileira é um sonho e certamente vai ser um período muito bom nessa fase. – analisou o jogador.

Fundamental no triunfo sobre o Universitario, essa foi a segunda aparição do jovem na atual edição da Libertadores. Somando bons números, são duas grandes chances criadas, seis passes para finalização, três interceptações e cinco cruzamentos precisos, além dos dois passes para gols, em apenas 112 minutos dentro de campo.

Campeão com o Verdão na Libertadores de 2020, Gabriel participou de 12 das 13 partidas do Palmeiras no torneio, sendo titular da equipe em 11 delas. Na sua segunda edição como atleta profissional e já com certa bagagem na competição, o jovem analisou a recém terminada primeira fase do Verdão, projetando as oitavas de finais e a busca pelo tricampeonato.

– Ficamos muito satisfeitos pela nossa campanha na primeira fase. Este era o objetivo, de somar o maior número de pontos. A Libertadores toda é muito difícil, então, quanto mais vai afunilando, mais complicado fica. São clubes de alto nível e certamente o mata-mata vai ser muito complicado para todos. Vamos trabalhar para chegar bem e seguir fazendo uma grande competição.

Gabriel Menino e a taça da Libertadores no Maracanã (Foto: Cesar Greco)

Além da Libertadores, o jovem inicia neste domingo (30) sua trajetória no Campeonato Brasileiro pela segunda vez desde que foi integrado ao elenco principal do Palmeiras. No entanto, apesar da pouca idade, o campeonato nacional é o único no qual Menino ainda não teve a oportunidade de levantar com o Verdão, uma vez que já possui no currículo as taças de campeão Paulista, da Copa do Brasil e Libertadores.

À reportagem, o meia traçou um paralelo entre as diferenças individuais acerca do Gabriel que estreou no Brasileirão de 2020 para o que estreará em 2021. Comparando seus dois momentos, concluiu que se sente mais maduro e preparado na atual temporada.

– Hoje me vejo mais maduro e preparado. Ano passado tudo aconteceu muito rápido, ainda tivemos uma longa parada por conta da pandemia, o que deixou tudo ainda mais diferente. Quando a gente sobe para o profissional tudo é novo, temos muitas adaptações para ser feitas, o que agora eu já superei. Claro que temos sempre que melhorar, evoluir e corrigir, mas aquela situação do novo, de ter que adaptar ao estilo, isso já não vou ter nesse Brasileirão. Mas a vontade é a mesma, de buscar títulos com essa camisa e fazer história. – Comparou o jovem, que estreou em Brasileirão pelo Palmeiras no dia 12/08.

Líder de assistências do elenco em 2020 (9) e o quarto atleta que mais atuou no período (61), Menino acumulou partidas na última temporada e deve manter a pesada sequência no restante de 2021. Com o calendário de clubes apertado e compromissos também defendendo a Seleção Brasileira, o alto número de jogos realizados pode colocar em risco a integridade física dos jogadores.

Tema muito debatido principalmente por Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, a jovem promessa alviverde analisou a situação, ressaltando a importância do bom elenco alviverde para superar o percalço, e taxou como ´difícil´ saber se o excesso de partidas pode afetar o desempenho individual do atleta.

– É difícil analisar isso. Mas sabemos que o calendário realmente é complicado, pois aqui não temos a parada na Data FIFA, algo que acontece em outros lugares. Por conta disso, ter um bom elenco é ainda mais fundamental e o Palmeiras tem se preparado para isso.

Gabriel Menino em treinamento da Seleção Brasileira profissional, em setembro (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Dividindo as atenções entre Palmeiras e Seleção Brasileira, o jovem de 20 anos também vive a expectativa de ser convocado para as Olimpíadas, e quem sabe retornar ao Brasil com a medalha de ouro no peito. Alimentando o sonho olímpico, diz com convicção que servir o país é um objetivo de todo jogador e que seu trabalho no Palmeiras é quem credencia a convocação, prevista para ser divulgada em meados de junho.

– Qualquer título com a Seleção, seja na base ou no profissional, é extremamente gratificante. Objetivo de qualquer jogador, além de fazer o melhor pelo clube, é servir o país. Estou vivendo essa expectativa e quero muito estar lá. Sei que o meu trabalho no Palmeiras é que vai me credenciar para isso, então tenho que me dedicar ao máximo e fazer o meu melhor sempre em alto nível. Os melhores estão na Seleção e conquistar títulos lá te deixa marcado na história. – Concluiu.

Possivelmente titular, o camisa 25 do Palmeiras retorna a campo na tarde deste domingo (30), às 16h (de Brasília), diante do Flamengo, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. O confronto marca o retorno do Palmeiras ao estádio da conquista da Libertadores depois de quatro meses. Após a partida, o jovem embarca rumo ao leste europeu juntamente com a seleção olímpica, para os últimos testes antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Fonte: Nosso Palestra