Terceira competição disputada e terceiro título. O primeiro ano da carreira profissional de Gabriel Menino não poderia estar se desenvolvendo da melhor forma. Após os títulos da Florida Cup, Campeonato Paulista, convocações para a Seleção Brasileira, chegou o grande momento neste sábado (30): a conquista da Libertadores.

Campeão em 1999, o Palmeiras repetiu a façanha de vencer a Libertadores da América, edição 2020, neste sábado (30), no Maracanã, em jogo único pela final do Continental, ao superar o Santos com gol nos últimos minutos de acréscimo do segundo tempo, marcado por Breno Lopes, de cabeça, após assistência precisa de Rony. Gabriel Menino foi eleito para a seleção da competição na lateral-direita. No meio e na lateral, ele fez 12 partidas, com três gols e uma assistência – desempenho de alto nível.

Em duelo equilibrado, as equipes iam empatando por 0 a 0 nos 90 minutos iniciais, e o jogo ia se encaminhando para a prorrogação. Após o técnico santista Cuca discutir com Marcos Rocha por uma bola na área técnica, na qual o lateral palmeirense ia cobrar rapidamente. O treinador Cuca foi expulso e Marcos Rocha recebeu cartão amarelo. Logo em seguida, Breno Lopes fez o gol do título e o Maior Campeão do Brasil sagrou-se campeão da Libertadores da América pela segunda vez em sua história, em sua quinta final.

PALMEIRAS VEM DE DEZ VITÓRIAS SEGUIDAS EM JOGOS DE MATA-MATA (100% NA TEMPORADA ATUAL)

Desde que disputou o seu primeiro jogo de caráter eliminatório na temporada 2020 (valendo avanço de fase ou título), o Palmeiras emplacou nove vitórias seguidas. O primeiro deles foi em 29/07/2020, pelas quartas de final do Paulista, quando passou pelo Santo André-SP; depois, na semifinal do Estadual, em 29/07, despachou a Ponte Preta; na decisão do Paulista, sagrou-se campeão sobre o Corinthians, em 08/08; mais tarde, em 05/11, despachou o Red Bull Bragantino pelas oitavas da Copa do Brasil; em 18/11, foi a vez de eliminar o Ceará pelas quartas de final da Copa do Brasil; em 02/12, passou pelo Delfín-EQU nas oitavas de final da Libertadores; em 15/12, despachou o Libertad-PAR nas quartas do Continental; em 30/12, voltou a jogar pela Copa do Brasil, semifinais, quando eliminou o América-MG; por último, em 12/01, mesmo perdendo em casa, eliminou o River Plate-ARG nas semifinais da Libertadores. E agora, sagrou-se campeão em final única diante do Santos.

Portanto, no total, são dez duelos de mata-mata em três diferentes competições, dois títulos conquistados (Libertadores e Paulista) e mais uma final em curso (Copa do Brasil). Aproveitamento de 100%. A última derrota do Palmeiras em um jogo de mata-mata foi em 27/08/2019, na Libertadores daquele ano, para o Grêmio, nas quartas de final.

MELHOR ATAQUE DA LIBERTADORES 2020

O Palmeiras fechou a edição de 2020 com o melhor ataque: 33 gols marcados. E também com a melhor defesa: seis gols sofridos. Ao ter vazado o Santos neste sábado (30), portanto, o Verdão terminou a Libertadores com o melhor ataque geral. Os artilheiros do time na competição foram Rony e Luiz Adriano, ambos com cinco bolas na rede.

Fonte: Site oficial do Palmeiras