Terceiro jogador mais jovem a balançar a rede pelo Palmeiras na história da Conmebol Libertadores, com 19 anos, 11 meses e 16 dias, Gabriel Menino voltou a fazer um gol com a camisa do clube, nesta quarta-feira (25), pela competição internacional – o atleta que marcou mais cedo com o manto palestrino no torneio foi Gabriel Veron, com 18 anos, um mês e 19 dias, contra o Tigre-ARG, em 21/10/2020, enquanto Gabriel Jesus é o segundo colocado com o gol aos 18 anos, 10 meses e 13 dias contra o River Plate-URU em 2016.

Depois de atingir a marca histórica diante do Bolívar-BOL, no dia 16 de setembro deste ano, foi a vez do Delfín-EQU sofrer com o forte arremate de Menino. O palmeirense, que atuou mais ofensivamente contra os equatorianos, fez um dos tentos do Alviverde na vitória por 3 a 1 desta quarta, no Equador, pela partida de ida das oitavas de final da Libertadores.

“Posso jogar em muitas posições. O Abel (Ferreira) conversou comigo e me perguntou se eu sabia fazer esta posição. Ele pediu pra eu ir para o um contra um, disse que o meu um contra um é muito forte. Ele também pediu para eu achar o Rony porque o meu cruzamento é muito bom”, afirmou o jogador, que também exaltou o comprometimento de seus companheiros após o triunfo fora de casa.

“É uma equipe muito forte, independentemente se alguém está fora. O nosso elenco é muito bom. Independentemente de quem joga, o professor conversa muito com a gente e deixa a gente confiante. Ele dá liberdade para fazermos o que a gente quer e também o que ele pede. Cada um que entra dá o melhor e tem a confiança do professor”, falou.

Números de Gabriel Menino pelo Palmeiras

Gabriel Menino é a Cria da Academia com mais jogos neste ano (39, contra 35 de Patrick de Paula). Neste segundo semestre, ele chegou a emplacar uma sequência de 17 partidas de titularidade, também a maior de um prata da casa em 2020.

Alçado ao elenco profissional nesta temporada, o jovem de 20 anos tem a polivalência como característica, tanto que já foi utilizado em todas as posições do meio-campo e como ala – inclusive, foi escalado na lateral direita em seis jogos consecutivos em que atuou como titular e registrou duas assistências, o que faz dele um dos vice-garçons do Verdão na temporada ao lado de Wesley, Zé Rafael e Rony, com seis passes a gol cada, e atrás só de Viña, com sete. No Brasileiro, é o garçom da equipe com três passes a gol.

Menino é também o terceiro que mais proporciona chutes a gol com 38 assistências para finalizações, atrás só de Marcos Rocha, com 42, e Lucas Lima, com 50 (números do Footstats, que não incluem os passes que resultaram em bola na rede), o terceiro que mais intercepta jogadas adversárias (ou seja, quando o passe, lançamento ou cruzamento rival é impedido no meio do caminho) com 21 intervenções, atrás apenas de Viña, com 21, e Patrick de Paula, com 23, e figura ainda no top 5 de jogadores do Palmeiras que mais desarmam na temporada, na quinta posição com 52 roubos de bola, e no top 5 dos que mais driblam, na quarta colocação com 19 fintas completas.

Natural de Morungaba (SP), Menino foi captado pela base do Palmeiras em 2017, quando atuava no Guarani, e logo se destacou, inclusive sendo convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-20 no Sul-Americano de 2019. Campeão brasileiro Sub-20 em 2018, faturou também a Copa do Brasil Sub-17 em 2017 e três títulos paulistas seguidos (2018 e 2019 pelo Sub-20 e 2020 pelo Profissional) no clube.

Fonte: Site oficial do Palmeiras

Foto: Cesar Greco/Palmeiras