Aos 17 anos, Patryck vive em 2020 um dos momentos mais especiais da ainda curta carreira. O lateral-esquerdo do São Paulo passou a ser relacionado com frequência por Fernando Diniz para o banco de reservas.

Patryck já havia sentido a sensação de se juntar aos profissionais em 2019. Na última rodada do Brasileirão, ele teve a primeira experiência entre os relacionados. Naquela ocasião, apenas reservas e atletas da base foram para Alagoas enfrentar o CSA.

Patryck em treino do São Paulo — Foto: Erico Leonan / saopaulofc.net

Nesta temporada, porém, a situação foi diferente. O lateral-esquerdo foi convocado para integrar o time de cima ao lado de todos os principais atletas. E mais: para o clássico contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.

– Eu recebi o convite para integrar o treino naquela semana. Eu me destaquei, fui bem. Quando saiu a escalação estava meu nome lá: “Patryck 36”. Fiquei muito feliz. Fui correndo ligar para os meus pais, falar com meus irmãos, meus amigos. Todos ficaram emocionados, orgulhosos. Eles sabem o quanto me dedico, treino… – afirmou Patryck.

Antes da partida, o garoto não escapou do famoso trote. Um dia antes do confronto, Patryck teve o cabelo raspado pelos companheiros como forma de batizado pela nova etapa.

O lateral não saiu da reserva no clássico, mas iniciou ali uma série de convocações para as partidas seguintes. Ainda sem receber minutos em campo, Patryck sabe que esse período vai ser de grande aprendizado para a sequência de sua carreira.

– Tenho procurado aprender cada dia mais, sei que sou muito novo ainda, tenho só 17 anos. Às vezes a rapaziada brinca que eu sou 2003. Sei que as coisas têm acontecido muito rápido na minha vida, como a seleção brasileira no Sul-Americano, Mundial, e agora aqui no São Paulo. Então eu procuro aproveitar cada treino, cada jogo, aprender muito, porque eu sei que a oportunidade está chegando e eu tenho que me preparar bastante – comentou.

Mesmo com 17 anos, Patryck tem grande experiência na base. No São Paulo desde os 11 anos, o jogador nascido em Mogi Mirim sempre foi um destaque nas categorias pelas quais passou e rapidamente foi convocado para a seleção brasileira.

Em 2019, ele teve o seu melhor momento com boas atuações pela Seleção. Ainda com 16 anos, foi titular no Sul-Americano sub-17 e na campanha do título no Mundial da mesma categoria. Nas quartas de final, inclusive, marcou um belo gol contra a Itália.

As boas atuações fizeram com que Patryck fosse integrado ao sub-20 do São Paulo. No início deste ano, ele disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Tricolor e passou a ser observado mais de perto por Fernando Diniz.

Em um elenco recheado de garotos, “PTK”, como foi apelidado pelos companheiros, é o caçula e tenta se juntar aos mais velhos para trilhar um caminho de sucesso no clube em que viveu toda a sua infância.

– É muito bom viver com esses atletas que antes eu só via na TV, no estádio… A gente vai criando parcerias, o Tchê Tchê é um cara que me apoia bastante, a gente até joga apostando no videogame (risos). Um cara gente fina. O Brunão (Bruno Alves) passa experiência pra mim dentro de campo. E o Daniel Alves é uma referência, um ídolo, ainda mais por jogar na minha posição – comentou Patryck.

Neste sábado, às 19h, diante do Goiás, no Morumbi, o lateral-esquerdo deve estar novamente entre os relacionados. Com 30 pontos na quinta colocação, o Tricolor tem o melhor aproveitamento do Brasileirão. São três jogos a menos em relação à maioria dos times.

Fonte: Globoesporte.com