Marcelo Oliveira encerrou na última noite sua carreira como atleta do Grêmio e assume a partir de hoje um novo projeto profissional no Clube. O ex-zagueiro e lateral-esquerdo gremista de 33 anos encerra seu vínculo como jogador, que iria até dezembro, para exercer a função de coordenador técnico do Departamento de Futebol. Já pensando na nova atividade, que inicia nesta quinta-feira, 08, Marcelo finalizou o curso de Gestão Esportiva pelo Barça Innovation e está encaminhando a conclusão do curso Gestão Técnica do Futebol, pela Universidade do Futebol.

Nesta manhã, Marcelo concedeu entrevista coletiva à imprensa no auditório do Conselho Deliberativo, na Arena. Acompanhado da esposa e dos dois filhos, recebeu das mãos do presidente Romildo Bolzan e do vice presidente de futebol Paulo Luz, uma placa em homenagem à carreira e uma camisa com o número 174, quantidade de partidas que defendeu a camisa tricolor. Para o presidente Romildo Bolzan, o Clube ganha um reforço importante ao poder contar com as habilidades do ex-atleta em campo, seu espírito de liderança, conhecimento técnico.

– O homem é um ser-humano em constante evolução. Se tu não conseguires avaliar o ambiente para harmonização do bem-estar, as coisas ficam difíceis. E nós verificamos no Marcelo todas as qualificações. Ele está pronto para assumir funções e responsabilidades. Isso passa por um processo de sistematização da base, da Transição, do futebol profissional, da avaliação dos sistemas que o Grêmio tem. Tu tens uma missão fantástica. Essa função está sendo depositada a ti, de uma maneira diferente. E o teu perfil é de completa ciência do que tem que fazer, pelas tuas experiências pessoais e de gestão. O Grêmio identificou em ti uma solução no campo e agora identifica, também, uma solução de viés administrativo. Tenha sucesso, Marcelo. Condições não faltam, competência não te falta. Receba um abraço afetuoso pela tua carreira. disse o presidente, que no início de sua fala relembrou a trajetória de Marcelo Oliveira pelo Clube.

O vice presidente de futebol Paulo Luz também se manifestou em homenagem a Marcelo, revelando que o Clube observou o agora coordenador técnico por muito tempo, identificando em Marcelo Oliveira as competências necessárias para a função.

– Nesses cinco anos tu foste um protagonista como atleta. E um atleta exemplar. Nós vínhamos te observando, para essa função, há meses. Ela vem sendo refletida há meses. Eu tenho convicção que o Grêmio está fazendo uma escolha absolutamente correta. Tu estás iniciando um novo ciclo, um novo desafio e você faz disso um projeto de vida. Um projeto em que tu queres impulsionar uma nova carreira. Queremos apenas te dizer que o ambiente sadio, o ambiente transparente, com lealdade é fundamental. E tu serás um elo. Eu te cumprimento com a convicção de que tu estás iniciando uma caminhada integradora, vital e importante para os caminhos do Grêmio, cumprimentou.

Bastante emocionado, Marcelo Oliveira direcionou seu discurso à gratidão pelas oportunidades que teve como atleta, as quais retribuiu em campo, lembrou do sonho que tinha em vestir a camisa gremista e projetou a nova função.

– Eu sou uma pessoa que carrego gratidão com as pessoas que passaram pela minha vida e me ajudaram. Quero dizer meu “muito obrigado” a vocês, desde que fui contratado até o dia de ontem, quando encerrei a carreira como atleta e o dia de hoje, em que começo como coordenador técnico. Quando eu cheguei eu disse que estava realizando um sonho. Eu realizei o sonho de vestir a camisa, como atleta e, durante esses anos, o meu sentimento foi transformando, no sentido de que eu tinha algo a mais para fazer aqui. Eu não tinha certeza se as coisas aconteceriam, mas eu vim me preparando para isso. Preparando para uma nova função, iniciou.

Oliveira também falou sobre seus objetivos na função como coordenador técnico e como pretende trabalhar no elo entre Clube e elenco.

– Eu vou dar minha vida todos os dias, como sempre fiz como atleta. Sei que é uma função nova, mas nossa vida é feita de desafios. Quando a gente faz o que ama, é recebido e tratado com tanto carinho, não tem como não dar certo. A minha palavra para todos os torcedores é que aqui está uma pessoa que dá a vida por esse clube, que tem muito amor e gratidão por esse clube. E a melhor forma de eu agradecer, as palavras ajudam, mas o principal é agradecer com atitudes, sendo honesto e buscando sempre o melhor para o clube. A minha maior vitória nesse cargo será agregar valores, coisas positivas. A maior conquista será o resultado na vida de todos que estiverem ao meu redor. Eu quero ajudar a todos. O meu principal objetivo é fazer esse clube cada vez maior, ajudar as pessoas com quem eu vou trabalhar.

Marcelo chegou ao Grêmio no fim de 2014, sendo anunciado oficialmente no dia 20 de dezembro. Ao todo, foram 174 jogos, 6 gols, 9 assistências e sete títulos – Campeonato Gaúcho – 2020/19/18, Recopa Gaúcha – 2019, Recopa Sul-Americana – 2018, Copa Libertadores da América – 2017 e Copa do Brasil – 2016.

Na carreira, Marcelo defendeu sete clubes, sendo o Grêmio o que mais atuou. Além do Tricolor, passou por Corinthians, Paulista de Jundiaí, Grêmio Prudente, Athletico-PR, Cruzeiro e Palmeiras entre 2005 e 2020, em 15 anos como profissional.

A última partida do zagueiro/lateral-esquerdo aconteceu na quarta-feira (7), diante do Coritiba. O Grêmio venceu por 2 a 1 e Marcelo entrou aos 48 minutos. Ele recebeu a braçadeira do capitão Paulo Miranda e, após o apito final, foi saudado por todos os seus companheiros.

CAPITÃO e PENÚLTIMA PARTIDA

Foi em março de 2019, no empate em 0 a 0 com o Juventude, pela Copa do Brasil. Na ocasião, sofreu ruptura de ligamentos do joelho direito e passou por cirurgia.

Nos seis anos de Grêmio, Marcelo foi capitão da equipe em algumas oportunidades, vestindo a braçadeira. No período vitorioso pelo Tricolor, ficou marcado como exemplo de profissional, de comprometimento, comportamento e liderança.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA